

A Eve Mobility, empresa da EmbraerX, vai produzir 200 eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical popularmente conhecidas como carros voadores) para a Halo, empresa de helicópteros premium. As entregas vão atender os mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido e estão previstas para começarem em 2026.
Segundo comunicado da Eve, a parceria será importante para desenvolver um mercado viável e atraente para as aeronaves da marca nesses países. A empresa lidera também um consórcio para resolver questões regulatórias e operacionais dos novos veículos aéreos em Londres.
O mercado de eVTOLs deve ganhar impulso nos próximos anos, com diversas empresas, incluindo Uber, Airbus e Hyundai, desenvolvendo seus próprios modelos pensando no Brasil, Europa, Ásia e América do Norte.
A parceria entre a Eve e a Halo tem como objetivo desenvolver produtos e serviços de mobilidade aérea urbana, o que inclui a criação de um modelo de operação de eVTOLs. Além disso, ambas vão trabalhar no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, assim como nas operações de frota e ofertas de produtos de serviços que Eve vai oferecer.