logo

concessionários

Evento da J.D. Power abre convenção da NADA

Redação AB
Author image

cria

25 jan 2011

3 minutos de leitura

Enquanto concessionários, fabricantes e analistas da indústria têm diferentes ideias sobre o caminho para ser bem-sucedido no varejo – tema que estará em debate durante a convenção e exposição da NADA, em São Francisco, na Califórnia, de 5 a 7 de fevereiro –, duas coisas são indispensáveis nessa trajetória: entender o que os consumidores desejam e, depois, buscar soluções para satisfazer suas necessidades.

“É claro que nada acontece sem o comprador”, diz Ed Tonkin, chairman da National Automobile Dealers Association, entidade fundada em 1917 que representa mais de 17 mil concessionários de veículos americanos e importados, com mais de 37.500 franquias. “E o melhor jeito de levá-lo ao show room é construir carros e picapes com o estilo atrativo que ele vai querer comprar. E quando concessionários e fabricantes trabalham em conjunto a mágica acontece”.

“A boa notícia é que temos sinais evidentes de que as coisas estão se tornando melhores. A retomada da indústria parece entrar em terreno sólido”, assinala Tonkin, que vai encontrar diversos líderes do setor em São Francisco, a partir de 4 de fevereiro. Ele diz estar seguro de que a produção de veículos e o varejo são contribuir para a retomada econômica nos Estados Unidos, com o avanço na comercialização de veículos e peças, prestação de serviços e vendas no aftermarket.

O dirigente explica que a convenção pretende ajudar os concessionários a serem ‘vitoriosos’ e analisar os novas alternativas para buscar os compradores de carros. “Eles terão oportunidade de participar da troca de ideias, encontros sobre franquias e sessões de workshops durante a convenção e exposição da NADA”, disse.

Tonkin participará dia 4 de fevereiro do painel “Surviving to Thriving: What it Takes to Win (Big) at Retail”, durante um encontro preliminar organizado pela J.D. Power no Palace Hotel, que terminará pouco antes da recepção de boas-vindas da convenção da NADA, com a presença de Mark Reuss, presidente da General Motors North America; Ernst Lieb, presidente e CEO da Mercedes-Benz USA; e Bob Carter, vice-presidente de grupo e general manager da Divisão Toyota da Toyota Motor Sales nos Estados Unidos.. Mike Jackson, CEO e chairman da AutoNation, será o moderador.

A abertura do evento da J.D. Power, às 8 horas do dia 4, caberá a Finbarr O’Neill, presidente da consultoria. A seguir Jeff Schuster, diretor executivo e responsável por global forecasting na JDP, traçará os cenários para o setor automotivo. Às 8h30 será a vez de John Porcary, secretário do Departamento de Transportes do Estados Unidos, fazer uma apresentação sobre o segmento.

Às 9h05 começará a palestra de Sergio Marchionne, CEO da Chrysler, que será seguido de um painel de consultores da JDP sobre franquias.

Confira o programa da convenção da NADA em www.nadaconventionandexpo.org.

Brasileiros

Como tem acontecido nos anos anteriores, a Fenabrave promove missão técnica para visita à convenção e exposição da NADA, em São Francisco. A coordenação do grupo brasileiro coube à Megadealer, consultoria especializada que tem atuado com frequência junto à entidade.

A iniciativa reúne dezenas de concessionários locais. Uma das atrações é a visita a concessionários norte-americanos. Sergio Reze, presidente da Fenabrave, fará parte da delegação.