logo

Fiat

Expedição com Palio elétrico rodou 10.000 km

Redação AB
Author image

cria

20 mai 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_10432.jpg

O projeto Zero Emissão, da Fiat, partiu de Los Angeles, na Califórnia, no dia 9 de abril e já cruzou sete países das Américas do norte e central, utilizando um carro 100% elétrico. Onze quilômetros depois de cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend Elétrico completou 10 mil km percorridos.

Após sete meses nos Estados Unidos, o Palio Weekend Elétrico chegou ao México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. O trecho intercalou bons e maus pavimentos nos 1.544 km até La Paz, onde o veículo embarcou em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central.

América Central

Após o México, a expedição cruzou a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e a Costa Rica. O percurso está ocorrendo dentro do esperado pela equipe desta expedição: a de rodar 300 km a cada 27 horas.

Segundo a Fiat , por onde passa o Palio Weekend Elétrico desperta grande interesse nas pessoas. Aos 10 mil km o veículo apresenta o mesmo desempenho de novo, atingindo as cargas da bateria no tempo previsto. A média de velocidade no trecho foi de 68 km/h. A velocidade máxima atingida, durante a fase de testes, foi de 131 km/h na Interstate 15, na Califórnia, e a menor foi de 6 km/h, na saída de San Salvador, em El Salvador.

Da Costa Rica o Palio Weekend seguirá para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, o veículo embarca em um navio no porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia.

O dia-a-dia da expedição Zero Emissão está em www.zero-emission.com.br.