logo

Exportação da Toyota para a Argentina segue em alta

Fábrica da Toyota de Sorocaba (SP) passará a produz Etios (foto) e Yaris em 3 turnos a partir de novembro
Author image

Redação AB

21 ago 2018

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A exportação da Toyota do Brasil crescerá em 2018 também para a Argentina, apesar da crise cambial no país vizinho. Além do bom desempenho do Etios por lá, em setembro começam os embarques do Yaris. “A produção dos novos carros para a Argentina começa em Sorocaba no fim de agosto e o início das vendas ocorrerá entre o meio e o fim do mês que vem”, afirma o gerente de produto, Maurílio Pacheco.“Em todo o ano passado enviamos 51,3 mil carros para a Argentina. Este ano serão 57,7 mil”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, Miguel Fonseca.

De janeiro a julho a Toyota enviou para lá 30,2 mil carros, 12,2% a mais que no mesmo período do ano passado. Do total, 60% eram Etios e o restante, Corolla. Com o mercado interno apoiado pelo Yaris e exportações crescentes, a fábrica de Sorocaba está com seus dois turnos 100% ocupados: “Aumentamos a produção várias vezes de 2017 para cá, com horas extras e trabalho aos sábados”, afirma Fonseca.
O ritmo acelerado não tem sido suficiente para a demanda aquecida no Brasil pelo novo Yaris e os compradores podem enfrentar filas de espera de cerca de um mês, segundo Pacheco. O terceiro turno de Sorocaba entra em operação em novembro: “Ele vai nos ajudar sobretudo com as exportações”, garante Pacheco.
Nos primeiros sete meses as fábricas de Sorocaba (Etios e Yaris) e Indaiatuba (Corolla) produziram juntas 112,3 mil carros, 4% a mais que no mesmo período do ano passado.