
-Veja aqui os dados da Anfavea
O total inclui tanto as vendas de veículos brasileiros em outros países, quanto as exportações de autopeças e componentes, feitas diretamente pelas montadoras para abastecer o mercado de reposição dos países que têm carros nacionais em circulação.
Em volume, foram 522,9 mil unidades, com salto de 29,4%. Os números foram divulgados pela Anfavea, associação que representa os fabricantes do setor, na quinta-feira, 5. Segundo a entidade, o crescimento se deve à recuperação econômica dos países clientes do Brasil. O aumento da demanda por carros brasileiros converge com a meta do presidente da organização, Luiz Moan, de elevar as exportações. O dirigente pretende ampliar as vendas de veículos nacionais no exterior para um milhão de unidades por ano até 2017.
Os automóveis e comerciais leves lideraram as exportações de entre janeiro e novembro, com 491,1 mil unidades e expansão e 31,6% sobre os 11 primeiros meses de 2012. O segmento de ônibus também teve resultado expressivo, com alta de 10,3%, para 8,8 mil chassis. Já as vendas internacionais de caminhões tiveram crescimento tímido, de 1,2%, com 23 mil unidades.
Em novembro foram exportados 45,2 mil veículos. O resultado foi 23,9% maior do que o de novembro do ano passado, mas representa queda de 12,7% sobre outubro. Em valor, foram gerados US$ 1,32 bilhão em receitas com vendas externas.
Diante do bom resultado até novembro, a Anfavea pode inclusive superar a projeção de exportações para 2013. A companhia espera ampliar em 20% as vendas de carros a outros países, para 534 mil unidades.
Assista à entrevista exclusiva com Luiz Moan, presidente da Anfavea:
