

As exportações de veículos desceram ao seu menor nível dos últimos 23 anos ao registrar apenas 7,2 mil unidades embarcadas em abril, de acordo com o balanço da indústria divulgado na sexta-feira, 8, pela Anfavea, a associação das fabricantes. 
O volume vendido em abril para outros mercados representou queda de 76,6% na comparação com os 30,7 mil veículos exportados em março. Na comparação anual, com abril de 2019, a queda chega a 79,3%.
No acumulado do ano, entre janeiro e abril, as exportações somam 96,2 mil veículos, retração de 31% sobre o resultado de iguais meses de 2019.“Já prevíamos a queda das exportações neste ano por causa da situação econômica e agora ela será maior por causa da pandemia”, comentou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.
O executivo disse que com Argentina, Chile e Colômbia fechados, a pandemia tem agravado a venda para outros países. A crise gerada pela doença, que também afeta esses mercados, diminui ainda mais a retomada da economia local, principalmente da Argentina, que já vinha convivendo com uma crise econômica desde 2019.
Para se ter ideia, o país vizinho não produziu nenhum veículo em abril, as exportações caíram 83% no mês e as vendas domésticas recuaram 60%.
– Faça aqui o download dos dados da Anfavea
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência