
O volume de veículos exportados pelas fabricantes de veículos instaladas no país chegou a 199 mil unidades no acumulado do ano até maio, mostrou balanço da Anfavea, a associação que representa as montadoras, na terça-feira, 7. O resultado representou alta de 19,5% ante o volume embarcado no janeiro-maio de 2021.
Leia também:
– Menos crítica, produção de veículos chega a maio em seu maior volume
– Por falta de componentes, montadoras deixaram de produzir 150 mil veículos até maio
– Produção de caminhões fica abaixo de 60 mil e acumula queda de 2,8%
– Vendas de veículos surpreendem, mas setor amarga queda no acumulado
Quer saber mais dos rumos do setor automotivo? Esse tema estará em discussão no #ABX22, no dia 8 de setembro.Garanta aqui a sua inscrição
Do total exportado no período, 188 mil unidades correspondem aos modelos leves, dentre automóveis e comerciais. O resultado é 20,6% inferior àquele aferido nos primeiros cinco meses do ano passado.
Caminhões pesados puxam vendas
As exportações de caminhões, por sua vez, caíram ligeiros 0,3% até maio, somando 8,9 mil unidades. O maior volume embarcado foi o de pesados, 4,8 mil unidades, alta de 18% ante o janeiro-maio do ano passado. No caso dos ônibus, as exportações somaram 1,7 mil unidades até maio, alta de 9,7%.
Apenas em maio as exportações totais somaram 46 mil unidades, alta de 24,6% na comparação com os embarques realizados em maio do ano passado. Por ora, foi o melhor resultado mensal de 2022 em termos de volumes.
O desempenho positivo aumentou o volume de recursos nos caixas das montadoras. As exportações, em valores, chegaram US$ 3,8 bilhões no acumulado do ano até maio, alta de 27% sobre a mesma base de comparação em 2021.
