
“Na esteira de nosso desenvolvimento e consolidação em Resende, servimos de âncora para atrair diversas empresas, como montadoras e fornecedores. Atingimos a considerada maioridade, ao chegarmos aos 18 anos, em plena maturidade de nossa operação com um relacionamento muito próximo e benefício à população de Resende e região”, observa o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.
Construída inicialmente com uma área de 90 mil metros quadrados, a fábrica da MAN passou por algumas ampliações, não só para atender a demanda – a marca mantém-se líder de vendas de caminhões no Brasil – , mas para alcançar a capacidade atual de produzir as 106 variações possíveis de seus modelos, entre caminhões e ônibus, também exportados para outros mercados. Considerando fábrica, centro logístico, parque de fornecedores e centro de modificações, o complexo dobrou sua área total construída, para 180 mil metros quadrados. Há pouco mais de dois anos, a unidade ganhou mais uma linha de montagem, dedicada atualmente para a fabricação do primeiro caminhão da marca MAN vendido e produzido no Brasil, o TGX (leia aqui).
Seu modelo de produção, denominado consórcio modular, também contribuiu para a ampliação da unidade. No ano passado foram mais 20 mil metros com a chegada das instalações de Meritor e Suspensys, responsáveis pela montagem de eixos e suspensão. Além delas, outras empresas montam e entregam localmente seus conjuntos completos e peças: Maxion (montagem do chassi), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motores), AKC Aethra (armação da cabine), Carese (pintura) e Continental (acabamento da cabine), com controle de qualidade de produto a cargo da MAN Latin America.