
“A eficiência e a flexibilidade de nossa fábrica nos dá a base para sustentar o nosso plano de lançamento de novos veículos nos mercados brasileiro e latino-americano. Neste ano, apresentamos novos e modernos motores nacionais e isso só foi possível pela qualidade de produção desta unidade industrial”, afirma Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e América Latina. “Estes novos motores apresentam recursos tecnológicos, alguns inéditos no Brasil, que contribuem de forma significativa para reduzir o consumo e as emissões de CO2, demonstrando que estamos alinhados com os objetivos do país de tornar cada vez mais eficientes os automóveis produzidos localmente”, completa.
AMPLIAÇÃO
Projetada inicialmente para fazer 50 mil motores por ano, a fábrica de motores de Porto Real na última década passou por ampliações de tamanho e capacidade produtiva. O maior ganho de área aconteceu com a abertura, em 2009, da unidade de usinagem, instalada em um prédio próprio. Em 2011, como parte do plano de investimentos de R$ 3,7 bilhões que a PSA Peugeot Citroën está fazendo no Brasil entre 2010 e 2015, a fábrica teve a capacidade ampliada de 220 mil para 280 mil unidades/ano dos motores 1.4 e 1.5, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas (flexfuel e a gasolina).
“Nesta primeira década de atividades, crescemos unindo equipamentos modernos e processos eficientes com a competência de nossa equipe. Para o futuro, sabemos que temos muitos desafios, mas nossos colaboradores estão motivados para continuar nesta trajetória de evolução constante que se reflete na qualidade dos motores produzidos no Brasil e que equipam nossos automóveis”, diz Eduardo Chaves, diretor da fábrica de motores de Porto Real.