logo

Fábrica da BMW quer ser ponto turístico de Santa Catarina

Unidade onde são montados os modelos série 3, X1, X3 e X4 ganha status de atração de lazer no estado
Author image

Bruno de Oliveira

01 set 2022

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Santa Catarina está prestes a ganhar um novo ponto turístico além do parque temático Beto Carrero World, das praias de Florianópolis e dos belos cânions localizados na divisa com o Rio Grande do Sul. Constará na lista de atrações do estado, a partir de outubro, a fábrica da BMW instalada em Araquari (SC), onde são montados os modelos série 3, X3, X4 e, em breve, o novo X1.


LEIA TAMBÉM:

> BMW prepara fábrica de Araquari para produção do novo X1


O turista interessado no programa, que custa R$ 190 e pode ser reservado online, terá acesso às linhas de montagem desses modelos, aos laboratórios e pistas de testes, os quais a reportagem da Automotive Business teve acesso.

Visitamos também a interessante área de pintura das carrocerias, que não está inserida no pacote de visita por questões técnicas. Há ali, em dois andares, uma série de processos químicos que viabilizam a pigmentação, brilho e impermeabilização dos veículos. Por razões estratégicas (ou para não dar spoiler), a montadora não autorizou a realização de imagens da área.

Ponto turístico para entusiastas

De qualquer forma, como disse durante a visita inaugural da unidade, Otávio Rodacoswiski, diretor Geral da fábrica da BMW, hoje em dia qualquer pessoa tem acesso via internet a vídeos que mostram a operação de montagem de diversas montadoras pelo mundo. Por outro lado, AB pôde perceber durante o percurso que a unidade tem particularidades que fazem valer a pena a visita presencial da fábrica aos amantes ou entusiastas de automóveis de luxo.

Uma delas é a passagem pelo trecho onde são armadas as carrocerias dos veículos BMW. Como é uma unidade fabril de baixo volume (são montadas 40 unidades por dia), é baixa a aplicação de robôs de solda na etapa da produção. Fato que permite a visualização da soldagem da estrutura com mais detalhes na comparação com o que é visto em fábricas com elevado índice de automação, já que as áreas onde os robôs trabalham geralmente são isoladas por razões de segurança.

Patrocínio

O ritmo mais cadenciado dos trabalhadores, que executam a soldagem e até a movimentação dos chassis ao longo da linha, pode ajudar eventualmente um público mais leigo a entender com clareza como funcionam as atividades que dão vida à gama premium da BMW para o mercado brasileiro. A linguagem dos guias, empregados pela parceira Serra Verde Express no passeio, é fluida e menos técnica, o que também ajuda na compreensão de pessoas pouco familizarizadas com este universo.


Conecte-se com as vozes mais influentes do setor automotivo e da mobilidade: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


Mas o tour BMW não tem como foco apenas o chamado público geral. A montadora tem planos de usá-lo como uma espécie de evento de relacionamento com concessionários e clientes. Estão no horizonte da companhia receber em Araquari este tipo de convidado por meio de promoções criadas pela rede, que poderá atrelar a compra de um veículo à visita ao local onde ele foi produzido. A construção de um heliponto na fábrica, inclusive, está sendo estudada pela montadora.

Visitas guiadas em fábricas de veículos não são uma novidade e a própria BMW afirmou ter se inspirado em exemplos mundo afora. Aqui no Brasil, a Scania inseriu a sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) no roteiro turístico do município do ABC Paulista. A BMW pretende fazer o mesmo a partir de outubro, quando manterá conversas com o governo de Santa Catarina a respeito, o que poderá, em teoria, aumentar a visibilidade do programa para um número maior de pessoas.