
Acompanhado pelo presidente da Chery Automobile, Yin Tongyue, os representantes chineses bem como a diretoria da empresa no Brasil, incluindo Luis Curi, CEO e vice-presidente da marca no País, promoveram um ato simbólico para marcar o início das atividades produtivas da unidade.
Com investimento de US$ 400 milhões, a planta está com 85% das obras concluídas. Sua pré-série, que são os primeiros veículos fabricados no local para verificar todo o funcionamento da linha, está prevista para começar em setembro.
O primeiro modelo a ser fabricado pela Chery no Brasil é o Celer, nas versões hatch e sedã. A produção comercial tem início em novembro e, em janeiro de 2015, a marca prevê colocar em linha nacional o novo QQ. Os dois são os modelos mais vendidos da marca no País, onde também são oferecidos Face e o SUV Tiggo.
Com capacidade para produzir 150 mil unidades por ano, esta será a primeira fábrica da Chery fora da China. Além da unidade de automóveis, a companhia investe outros US$ 130 milhões na fábrica da Acteco, divisão da Chery responsável pela produção dos motores, também em Jacareí (leia aqui).
Atualmente, a marca chinesa conta com 80 concessionárias espalhadas pelo País.