
Sua produção, além do Brasil, é destinada aos mercados da Europa, América Central e do Sul. Com área total de 1,2 milhão de metros quadrados, dos quais 970 mil metros quadrados são de área construída, a fábrica emprega atualmente 13,6 mil pessoas que fazem funcionar diariamente as áreas de produção, como ferramentaria, estamparia, armação, pintura e montagem final, além dos departamentos administrativos, vendas e marketing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos.
Ao longo de seus 54 anos de operações, a unidade vem sendo modernizada e atualizada conforme a evolução da Volkswagen no Brasil e no mundo. A última novidade em termos tecnológicos foi a inauguração, neste ano, de uma linha de produção de armação exclusiva para a picape Saveiro, na qual investiu R$ 250 milhões, que comporta 152 robôs, idênticos aos utilizados na Europa (leia aqui).
A unidade adota o conceito mundial da Volkswagen Think Blue Factory, um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de reduzir em 25% até 2018 com relação a 2010 os indicadores ambientais, como consumo de água, uso de energia elétrica e térmica, geração de resíduos, emissão de CO2 e de solventes.