
Há exatos 60 anos, em 18 de novembro de 1959, era inaugurada oficialmente a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, conhecida como Anchieta. Conhecida como a primeira unidade da VW construída fora da Alemanha acumula uma produção de 14 milhões de veículos desde então. Começou a ser construída em 1956 e entrou em funcionamento em 1957 e é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como estamparia, armação, pintura, montagem final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.
A unidade foi a responsável pela produção de modelos icônicos da marca, como Fusca e Kombi, além de Karmann-Ghia. Ao longo de sua história, também produziu Variant, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo entre outros. Atualmente, a fábrica Anchieta produz o novo Polo, Virtus, a picape Saveiro e sua versão Saveiro Cross.
NOVA FÁBRICA, NOVOS RUMOS
Nova Anchieta é hoje uma moderna fábrica com conceitos de indústria 4.0
Em 60 anos, a fábrica passou por várias atualizações a partir de novos investimentos. Entre elas, a que ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo com plataforma global. A então chamada nova Anchieta recebeu à época R$ 2 bilhões em investimentos e era equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada. Em 2002, a unidade tornou-se apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.
Hoje, a Anchieta foi a fábrica escolhida como o ponto de partida para o processo de construção da chamada Nova Volkswagen, com o intuito de se tornar uma empresa mais próxima e conectada com seus públicos, o que incluiu um amplo processo de transformação cultural aliado a uma ofensiva de novos produtos, iniciada com o novo Polo, no fim de 2017, e o Virtus, no início de 2018. Os modelos são montados sobre a nova plataforma modular MQB, o conceito mais moderno de produção adotado pelas empresas do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para isso, a fábrica recebeu modernizações na estamparia, armação, pintura e montagem final, bem como nas áreas de planejamento, infraestrutura, TI e logística, com foco na aplicação de inovações da indústria 4.0.
Em agosto deste ano, a Volkswagen reforçou seu investimento de R$ 2,4 bilhões e que será destinado ao lançamento de um conceito inédito New Urban Coupé (SUV do Polo) em 2020, além de inovações nas áreas de digitalização e sistemas de TI na Anchieta. O novo produto a ser fabricado na unidade é 100% projetado no Brasil com potencial para exportação. Além da Anchieta, o modelo será produzido também na Europa.
“A Volkswagen tem um compromisso de longo prazo com o Brasil e com os brasileiros. De alguma forma, essa relação é ainda mais próxima de São Bernardo do Campo, cidade que abrigou a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. Temos também uma relação de muita proximidade com as pessoas. Na Anchieta, temos casos de família de até três gerações de pessoas que trabalham ou já trabalharam na Volkswagen”, destaca Mario Rodrigues, Diretor da Unidade de Produção Anchieta.
Fusca e Kombi sendo fabricados na Anchieta