
“Além da exportação de veículos, temos trabalhado para diversificar nosso portfólio de produtos e de mercados também para componentes. Assim como os eixos produzidos no Paraná, temos exportado blocos de motores produzidos em São Carlos, que são enviados para a Alemanha, para equipar Polo e Up! na Europa. Esses novos negócios são resultados da evolução constante em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos, que se equiparam às instalações mais modernas do Grupo Volkswagen no mundo”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Os eixos passam por um processo de inspeção no qual 100% dos módulos produzidos trazem garantia eletrônica de torque, que valida as fixações parafusadas e assegura a qualidade no processo. Todas as peças também passam por inspeção dos cordões de solda e após montados são auditados por amostragem.
“A exportação das peças para a Argentina representa uma nova oportunidade de negócio para a fábrica de São José dos Pinhais e atesta a qualidade dos produtos fabricados nacionalmente, proporcionando maior controle sobre a qualidade do processo de fabricação dos nossos veículos, o que é fundamental”, afirma o diretor da fábrica do Paraná, Luis Pinedo.
Desde sua inauguração, em janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,4 milhões de veículos para os mercados interno e externo.