logo

Fábrica de eixos e chassis AL-KO inicia produção local

Operação em Atibaia (SP) é a primeira do tipo na América Latina
Author image

Redação AB

06 mai 2019

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A AL-KO do Brasil, produtora de eixos, chassis para carretas e componentes para reboque, começou a produção de eixos sem ou com freios e capacidade de carga entre 500 e 3,5 mil quilos. A empresa está instalada em Atibaia (SP) e tem capacidade inicial para 10 mil unidades por ano.
No fim de 2017 a companhia anunciou investimento de R$ 2,5 milhões no Brasil. Antes disso ela já atuava no País por intermédio de um distribuidor, mas naquele ano assumiu a operação e se instalou em Atibaia, num primeiro momento apenas como centro de distribuição de componentes. O início da nacionalização dos eixos deveria ter ocorrido no meio do ano passado. “A máquina que produz os eixos teve de passar por adequações para as normas brasileiras de segurança, o que gerou o atraso”, afirma o diretor geral da companhia no Brasil, Arndt Budweg, que estima para este ano um faturamento bruto no Brasil por volta de R$ 5 milhões.
De acordo com levantamento da empresa, há dois anos o Brasil tinha 400 fabricantes homologados de carretas e produzia 120 mil unidades/ano, aproximadamente. Até 2020 a AL-KO espera ter 10% deste mercado.