A fábrica permitirá que a Ford atenda a legislação que exige que, até 2016, aos menos 30% dos carros feitos por cada montadora no país tenham motores produzidos localmente. Fiesta, Focus e EcoSport estão estre os modelos que serão equipados com os novos propulsores. A Ford aproveitará a nova planta ainda para alcançar a meta de que 60% do custo de produção de seus carros russos sejam gastos na região.
A inauguração da unidade da Ford acontece no mesmo dia em que a Volkswagen abre as portas de sua planta de motores no país (leia aqui). Os investimentos são motivados pelas exigências de conteúdo local. As vendas de veículos na região, no entanto, vêm diminuindo drasticamente. Assim como acontece no Brasil, a demanda no país despencou após anos de crescimento robusto.
O ciclo de expansão foi interrompido em 2014 por causa da fraca performance da economia. No acumulado de 2015 os negócios diminuíram ainda mais, com redução de 34,4% de janeiro a julho, para 924 mil unidades, segundo dados da Jato Dynamics.