
A CNGR Advanced Material firmou parceira com o fundo de investimento privado africano Al Mada para uma fábrica no Marrocos. As informações foram divulgadas em comunicado do fabricante chinês de componentes para baterias.
O início da construção, em Jorf Lasfar, começará este ano, com a primeira produção de materiais de bateria prevista para 2025, disseram os parceiros em comunicado conjunto. O investimento total é estimado em mais de 20 bilhões de dirhams marroquinos (US$2 bilhões).
Fábrica poderá equipar até 1 milhão de veículos por ano
O Marrocos é rico em recursos de fosfato, essenciais para a produção de ferrofosfato de lítio, ou LFP, células que são cada vez mais utilizadas em veículos elétricos. O país também está perto da Europa, um mercado de veículos elétricos em crescimento, e tem relações comerciais com os EUA.
O empreendimento planeja desenvolver “materiais ativos precursores” para baterias de níquel-cobalto-manganês, ou NCM, bem como unidades de produção para cátodos LFP e instalações de reciclagem para materiais de baterias.
VEJA MAIS:
– Bateria de carro eletrificado tem reparo e pode ser remanufaturada
-Para CEO da Mercedes-Benz, custos com veículos elétricos seguem altos
A capacidade instalada será para a produção de 1 milhão de veículos elétricos por ano. E, segundo a companhia, boa parte das baterias será exportada. Os parceiros estão em negociações com o Grupo estatal OCP para garantir os fosfatos de que necessitam.