
A Yaskawa Eletric quer investir US$ 200 milhões para abrir uma fábrica de robôs nos Estados Unidos (EUA). A gigante japonesa em automação industrial quer aproveitar a onda de automação no setor automotivo e em outras áreas no país norte-americano.
SAIBA MAIS:– Venda de robôs para montadoras crescem 25% nos Estados Unidos– Yaskawa vê grande potencial de robotização no País
As informações são da agência de notícias Reuters. De acordo com a reportagem, o investimento seguiria o movimento de outras fabricantes de países aliados aos EUA para consolidar uma cadeia produtiva local em meio às tensões comerciais com a China.
Com mais de 100 anos, a Yaskawa é a maior fabricante mundial de servomotores, um tipo de motor de alta precisão amplamente utilizado em ferramentas de fabricação de chips. A empresa já fabrica componentes em três unidades nos EUA: Illinois, Wisconsin e Ohio.
A companhia tinha declarado que pretendia investir para expandir suas operações nos EUA. Em entrevista à Reuters, o presidente da Yaskawa, Masahiro Ogawa, reiterou a intenção e justificou que a produção local “dá aos clientes uma sensação de segurança e confiabilidade”.
As ações da Yaskawa subiram cerca de 30% no acumulado do ano, o que confere à companhia uma capitalização de mercado de cerca de US$ 10 bilhões. “Estamos analisando possíveis subsídios para financiar parte dos custos da expansão”, disse Ogawa.