
A fabricante vietnamita de veículos elétricos VinFast planeja uma expansão em mais sete mercados na Ásia. A estratégia inclui a Indonésia, onde a empresa pretende iniciar as vendas a partir do próximo ano e estabelecer uma fábrica em 2026.
A VinFast, controlada por Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietnã, informou que vai investir cerca de US$ 1,2 bilhão no mercado indonésio no longo prazo, de acordo com o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. A ideia é expandir atuação também na África, América Latina e Oriente Médio.
Segundo a companhia, do total, até US$ 200 milhões serão aplicados na abertura da operação fabril na Indonésia. A capacidade instalada da unidade será de até 50 mil veículos por ano.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
A fábrica será a terceira da VinFast no mundo. Além da principal, na cidade de Haiphong, no norte do Vietnã, a empresa prepara uma nova unidade na Carolina do Norte, com inauguração prevista para 2025.
VEJA MAIS:– Ações da VinFast, de elétricos, disparam em sua estreia na Nasdaq
Desde a sua criação, em 2017, a VinFast anunciou vários planos ambiciosos de crescimento de veículos elétricos no exterior.
A fabricante também informou que planeja entrar na Índia, Malásia, Oriente Médio, África e América Latina e expandir a sua presença na Europa, uma vez que identificou entre 40 e 50 mercados potenciais.
Além disso, a companhia afirmou que deve abrir a sua própria rede de distribuidores nesses países.