logo

Fábricas de motos antecipam férias coletivas em Manaus

Yamaha, Kawasaki e JToledo/JTZ deixarão de produzir, juntas, cerca de 15,5 mil motos nas próximas semanas
Author image

Mario Curcio

25 out 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Parte das fábricas de motos em Manaus (AM) vai antecipar as férias coletivas por causa da seca que afeta a Região Norte, muito dependente do transporte fluvial. As empresas adiantaram o descanso que concederiam na segunda metade de dezembro.

Yamaha, Kawasaki e J. Toledo/JTZ já formalizaram a antecipação das férias coletivas ao Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. 


LEIA MAIS:– Produção de motos segue em alta e em setembro atinge o maior volume desde 2013– Produção nacional de motos crescerá dois dígitos em 2023


A Yamaha, que é a segunda maior fabricante de motos do País, estará em recesso entre os dias 1º e 10 de novembro. A Kawasaki vai parar por um período mais longo, de 6 a 27 de novembro.

Da J. Toledo/JTZ só se obteve a confirmação do recesso antecipado. A companhia é responsável pela montagem de motos Suzuki, Haojue, Kymco e Zontes, mas não informou os dias de início e fim do recesso.

Férias coletivas afetam mais de 10% daprodução nacional de motos

A partir de dados de produção consolidados até setembro, é possível estimar que 15,5 mil motos deixarão de ser montadas durante novembro, levando em conta apenas essas três grandes empresas. O total equivale a 12% da produção média mensal de motos em Manaus.

A Honda, que detém mais de 70% do mercado brasileiro de motocicletas, informou que permanece adotando alternativas logísticas para manter a produção, mas ainda não tem previsão de férias coletivas. Segundo uma fonte em Manaus, a empresa teria recorrido ao transporte aéreo para manter as linhas de montagem abastecidas.

Outras fábricas questionadas informaram que manterão a produção normal em novembro: BMW, Dafra, Ducati e Royal Enfield.

Na indústria de bicicletas Caloi também não há mudanças previstas. A Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de duas rodas, informa que “o cenário atual é de atenção e que todas as suas 14 associadas realizam monitoramento contínuo da situação”. Por isso, ainda é provável que mais fábricas adiantem o recesso de fim de ano. 

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas informa ainda que a antecipação das férias também foi adotada por fabricantes de eletroeletrônicos, como Envision, Samsung e TCL Semp. O total de metalúrgicos com férias antecipadas supera os 15 mil.