logo

audi

Fábricas terão novos modelos turbo este ano

Neste ano, Audi, BMW, Chevrolet, Citroën, Ford, Great Wall, Mahindra, Mini, Troller e Volvo já lançaram ou vão pôr à venda no Brasil veículos a gasolina equipados com turbocompressores, uma tendência mundial com objetivo de reduzir o consumo de combustível e as emissões de gás carbônico.
Author image

Redação AB

12 mar 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_16483.gif

Os lançamentos se enquadram em diferentes categorias, como utilitários esportivos, jipes, hatches, sedãs. Seus motores, apesar de bastante diferentes em cilindrada ou concepção, têm em comum o uso da sobrealimentação. José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, recorda que o programa Inovar-Auto, que estabelece a redução do consumo de combustível pelo aumento da eficiência energética, pode ampliar ainda mais a utilização dessa tecnologia.

“O turbo é o recurso mais eficaz para atender aos objetivos do programa. Um exemplo de sua eficácia está na redução de emissões, consumo e aumento da eficiência dos veículos com motorização diesel”, recorda Vicari. O executivo menciona estudos que indicam que 85% de todos os novos veículos leves a ser lançados na Europa nos próximos anos (inclusive com motores a gasolina) terão turbocompressores.

Nos Estados Unidos, a necessária redução do consumo pelos veículos até 2016 provocará aumento de modelos turboalimentados em torno de 20% até 2015. Japão, China, Coreia do Sul e Índia também viverão essa tendência, especialmente para modelos com motores entre 0,8 e 1,7 litro.