logo

none

Família Livina tem menores custos de reparo na categoria

Os monovolumes Grand Livina e Livina são os que causam menos estragos nos orçamentos dos proprietários. A conclusão é do Centro de Experimentação Viária (Cesvi), que submeteu os dois veículos Nissan a testes de impacto para definir seus índices de reparabilidade, o chamado Car Group.
Author image

cria

10 jul 2009

2 minutos de leitura

P_noticia_4030.jpg

Os dois veículos obtiveram os melhores resultados em suas respectivas categorias – minivan média e minivan compacta. O índice Car Group ajuda as seguradoras a ter idéia do custo e do tempo necessário para o reparo dos modelos. Quanto menor este índice melhor, pois indica um conserto mais fácil e mais barato.

O Grand Livina obteve Car Group 18, mais baixo que o dos seus concorrentes na categoria minivan média. O custo da cesta de peças do último modelo lançado pela Nissan ficou em R$ 9.110, o menor entre todos. O Car Group do Livina ficou em 17. Segundo o CESVI, o preço competitivo das peças foi fundamental para a primeira colocação do Livina. Entre funilaria e mecânica, o órgão de segurança viária verificou que as peças substituídas na dianteira do Nissan são, em média, 25% mais baratas que as dos rivais.

Crash test

Os testes de impacto Cesvi são patrocinados por empresas da área de seguro – quanto melhor a reparabilidade, menor o prêmio. Os resultados são classificados em notas de 10 a 60, que definem o ranking Car Group em diversas categorias.

O Cesvi faz crash tests com impactos a 15 km/h. As colisões atingem 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita do veículo, seguindo a Norma Internacional do Research Council for Automobile Repair (RCAR), conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Após o impacto, o carro é levado a uma oficina-modelo para levantamento da extensão dos danos e da facilidade de reparo. A tabela Car Group contém veículos fabricados no Brasil e no Mercosul e veículos importados, mas não inclui modelos fora de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg.