logo

Faturamento das autopeças em março cai 15,7% como reflexo da pandemia

Segundo Sindipeças, acumulado do trimestre também traz números “decepcionantes” e retração de 10,7%
Author image

Redação AB

06 mai 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Os fabricantes de autopeças começaram a sentir os impactos locais da pandemia de Covid-19 a partir de março. O faturamento no mês registrou queda de 7,7% na comparação com fevereiro, já ruim por causa do carnaval. O confronto com março de 2019 mostra queda ainda maior, de 15,7%.

A retração no acumulado do ano chega a 10,7% ante iguais meses de 2019. O Sindipeças (entidade que reúne os fabricantes) chama de “decepcionantes” os resultados do período.
As vendas para as montadoras caíram 18% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e o acumulado do ano revela queda de 12,9% como reflexo da retração na indústria automotiva.

De acordo com o Sindipeças, as exportações em dólares caíram 26,8% em março ante igual mês de 2019 por causa de novas dificuldades impostas ao comércio externo. No acumulado do ano a queda chega a 23,6%.
Março também teve queda acentuada (-16,4% pela comparação interanual) nas vendas para o mercado de reposição. No acumulado do ano a retração ainda é pequena, 3,5%. É possível imaginar que o aftermarket seja o canal de vendas menos impactado em abril porque está inserido na cadeia de serviços essenciais (oficinas e lojas de autopeças).

QUEDA NO NÍVEL DE EMPREGO SUPERA OS 6%

O estudo atualizado do Sindipeças revela que o nível de emprego em março recuou em todas as análises: -0,9% ante fevereiro, -6,3% em relação a março do ano passado, -6,2% no acumulado do ano e -5,7% pela variação acumulada em 12 meses. A entidade acredita que a utilização da Medida Provisória 936 pelos fabricantes de autopeças ajudará a reduzir o fechamento de vagas no setor.
Os dados de março do Sindipeças também mostram que a utilização da capacidade instalada no mês permaneceu em 69% como em janeiro e fevereiro, já que a primeira quinzena foi normal e as paralisações durante a segunda metade ocorreram de forma progressiva. Mas os dados de abril serão críticos.


Faça aqui o download dos dados do Sindipeças

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência