
O executivo comandará as operações FCA no país vizinho, que conta com o complexo industrial Ferreyra, localizado na cidade de Córdoba, e que está recebendo investimentos da ordem de R$ 500 milhões para produzir, a partir de 2017, um novo modelo destinado ao mercado local e à exportação para toda a região da América Latina (leia aqui).
“Meu foco será a crescente integração da FCA na América Latina. A Argentina é uma importante plataforma de produção e exportação, que deve operar em estreita sinergia com o Brasil, compartilhando processos e a mesma estratégia”, afirma Filosa.
Natural de Nápoles, Itália, o executivo de 43 anos entrou para o então Grupo Fiat em 1999 e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de manufatura, compras e supply chain, novos produtos, marketing e gestão de projetos, ocupando cargos na Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Itália e Brasil.
Por aqui, começou na planta da Fiat em Betim (MG) em 2006, onde já exerceu os cargos de gerente de logística Interna, de planejamento estratégico e de compras, além de diretor-adjunto de manufatura. Desde 2014 é o diretor de compras responsável pelas operações na América Latina.
Formado pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália), Filosa complementou sua formação em Gestão pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais.