logo

airbag

FCA anuncia recall no Brasil por causa de airbags Takata

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – anuncia um recall de 7.896 veículos no Brasil por causa de airbags defeituosos da Takata, desta vez no dispositivo voltado ao passageiro dianteiro. Em comunicado divulgado na sexta-feira, 10, a montadora informa que notificará os proprietários sobre a possibilidade de ocorrer o rompimento do alojamento do inflador, provocando a soltura e dispersão de fragmentos de metal em caso de colisão, causando eventualmente danos físicos graves ao passageiro, bem como aos demais ocupantes do veículo.
Author image

Redação AB

10 jun 2016

1 minutos de leitura

X_noticia_24087.jpg

Na nota, a FCA apenas informa sobre a notificação dos modelos envolvidos, das marcas Chrysler, Jeep e RAM (veja tabela abaixo), acrescentando que “tão logo a solução técnica esteja disponível, os proprietários serão convocados para a segunda fase”.

O caso dos airbags defeituosos da Takata veio a público há 3 anos e é considerado o maior recall da história, envolvendo cerca de 50 milhões de carros em todo o mundo. O problema está relacionado e pelo menos 13 mortes no exterior. Uma falha no dispositivo faz com que o airbag, ao ser aberto, provoque a dispersão de partes metálicas contra os ocupantes, com possibilidade de ferimentos graves. No mês passado, a Takata havia admitido que mais 40 milhões de veículos seriam incluídos no recall global, agora com foco no airbag do passageiro e não mais no do motorista, como o anterior (leia aqui).

Veja os modelos, suas quantidades e chassis (não sequenciais) envolvidos neste recall: