
A fábrica de 260 mil metros quadrados de área construída celebra ainda o alto índice de nacionalização de seus produtos que chega a 80%, sendo 40% proveniente das empresas que compõem o Parque Nacional de Fornecedores no mesmo perímetro do complexo industrial e tão extenso quanto ele, com 270 mil metros quadrados de área construída (leia aqui).
“Desde sua concepção, o Polo Automotivo Jeep é uma referência para a indústria automotiva e é parte fundamental da estratégica global da FCA”, afirma o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter. “Desenvolvemos pessoas e processos em tempo recorde, concebemos produtos que mudaram o mercado e conquistamos os melhores níveis de produtividade, eficiência e qualidade”, complementa.
Com capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, já está funcionando em dois turnos, a um ritmo de produção de 45 veículos por hora ou 450 a 480 unidades por dia, sendo, em média, 50% de Jeep Renegade e 50% de Fiat Toro. A fábrica também já se prepara para montar seu terceiro produto, um utilitário esportivo da Jeep, superior ao Renegade denominado Compass que substituirá tanto o modelo atual da marca de mesmo nome quanto o Patriot.
Além de sua importância estratégica para a concepção de produtos FCA para o mercado brasileiro, o Polo Automotivo Jeep se destaca pela gestão de pessoas ao desenvolver um programa modelo de formação de jovens líderes, que vão assumindo postos de comando na fábrica. Os gestores, cuja idade média é de 28 anos, foram capacitados dentro da própria planta. Seu processo de formação faz parte do plano de sucessão idealizado e implementado para o Polo Automotivo Jeep. Eles assumiram funções estratégicas – de gerentes de unidades produtivas, supervisores de áreas a líderes de equipes – em menos da metade do tempo registrado tradicionalmente pelo Grupo FCA (leia aqui).>).
Leia aqui a publicação especial de Automotive Business sobre o Polo Automotivo Jeep do Grupo FCA.