logo

FCA faz recall de quase 20 mil carros do grupo

Possível falha no piloto automático envolve modelos Dodge, Chrysler, Jeep e Fiat
Author image

Redação AB

13 jul 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A possibilidade de falha no piloto automático levou a FCA Fiat Chrysler a fazer um novo recall, agora envolvendo um total de quase 20 mil carros com anos-modelos entre 2014 e 2018, conforme o veículo. Os Dodge Journey, Durango e Challenger, o Chrysler 300C, os Jeep Cherokee, Grand Cherokee e Compass e o Fiat Freemont deverão ser levados a uma concessionária para atualização do software da central da injeção eletrônica.
A montadora percebeu que, na hipótese de o piloto automático estar acionado, uma eventual falha da central de injeção eletrônica não permitirá a desabilitação do piloto, mantendo a aceleração do carro e aumentando o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros.
No fim de dezembro, a montadora havia convocado 223 mil carros da marca Fiat pela possibilidade de mau funcionamento ou pane no motor (veja aqui).

Desta vez, segundo a FCA, o problema ligado ao piloto automático pode ocorrer após uma sequência improvável de eventos e, mesmo assim, a aceleração é anulada pelo uso dos freios ou pela mudança da alavanca do câmbio para a posição N. A companhia recomenda que se evite o uso do controlador automático de velocidade e informa não ter conhecimento de acidente relativo a essa falha com os veículos envolvidos.
O atendimento ao recall começa em 16 de julho para a atualização gratuita do software. O tempo estimado é de 30 minutos e a FCA recomenda o agendamento prévio em uma concessionária. Outras informações podem ser obtidas pelos sites www.dodge.com.br, www.chrysler.com.br, www.jeep.com.br e www.fiat.com.br ou nas centrais de serviços ao cliente das redes Dodge, Chrysler, Jeep e Fiat, pelos telefones 0800 703 7140, 0800 703 7130, 0800 703 7150 e 0800 707 1000, respectivamente.

Veja abaixo os detalhes dos carros envolvidos: