logo

FCA soma 500 mil motores Firefly produzidos em Betim

Motor Firefly 1.0 número 500 mil produzido em Betim: 130 mil foram exportados
Author image

Redação AB

17 set 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A unidade de powertrain da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) em Betim (MG) comemorou esta semana a marca de 500 mil motores Firefly 1.0 e 1.3 produzidos na fábrica, localizada no Polo Automotivo Fiat. A nova linha foi inaugurada em 2016, ao lado da planta já existente que segue fabricando motores Fire e transmissões manuais.
No ano passado, a linha mineira foi escolhida pelo grupo para ser um polo exportador global dos Firefly; atualmente mais da metade da produção diária de 1,3 mil unidades em três turnos é exportada e desde setembro de 2019 já foram embarcados 130 mil para fábricas da FCA na Itália e Polônia, para equipar os modelos Fiat Panda, Fiat 500 e Lancia Y vendidos na Europa. O volume já representa a maior exportação de motores da história da FCA no Brasil. Nos mercados da América Latina, os propulsores FireFly estão presentes nos Fiat Argo, Cronos, Uno e na nova Fiat Strada.
A família Firefly e suas exportações serão ampliadas em breve. Nos próximos meses começam os testes de produção das versões turbo dos motores, o 1.0 T3 de três cilindros e o 1.3 T4 de quatro, em nova linha que recebeu investimentos de R$ 500 milhões para inicialmente produzir até 100 mil unidades/ano. Os novos motores turbinados vão equipar modelos Fiat e Jeep no Brasil a partir de 2021 e fábricas do grupo na Europa encomendaram 400 mil unidades para serem entregues até 2022.

“Com o início da produção dos turbos, em 2021, seremos o maior hub de powertrain da América Latina. Nenhuma fábrica na região produzirá tantos motores e transmissões como Betim”, destaca Antonio Filosa, CEO da FCA Latam.

Fábrica tem alto grau de automação: 160 robôs atuam na produção dos motores Firefly

Com cerca de 800 funcionários, a FCA Powertrain de Betim conta com elevado grau de automação, com 160 robôs, e sistemas digitalizados da Indústria 4.0. “Os motores FireFly são produzidos no mais avançado processo de manufatura. A eficiência do produto e dos processos nos permitiu ser escolhidos também para atender outros importantes mercados, como o europeu”, explica o diretor de manufatura da FCA para a América Latina, Pierluigi Astorino. “Por termos sido os primeiros a produzir, a planta consolidou-se como uma referência para as demais fábricas da FCA no mundo ao reunir as melhores práticas de manufatura, com destaque para qualidade e segurança dos processos”, completa Astorino. Linha de produção de motores Firefly da FCA em Betim emprega 800 funcionários