
O italiano Antonio Filosa foi nomeado presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) América Latina nesta sexta-feira, 23. Ele entra no lugar de Stefan Ketter, que após quase seis anos à frente da transformação industrial da empresa no Brasil e Argentina, volta à Europa na sua função original, vice-presidente global de manufatura do grupo – cargo que acumulava e já ocupava antes de vir ao País em 2012, quando veio para coordenar a construção da fábrica de Goiana (PE) e em 2015, mesmo ano da inauguração da planta, foi escolhido para substituir Cledorvino Belini no comando da região.
Filosa está há 18 anos na empresa, 12 deles trabalhando entre Brasil e Argentina, primeiro no Grupo Fiat, que se transformou em FCA a partir de 2014. O executivo ocupava a direção geral da FCA Argentina e das marcas Alfa Romeo e Maserati na América Latina. Até recentemente ele também acumulava a função de diretor de compras para a região. Filosa também dirigiu a manufatura de Betim (MG), quando a fábrica mineira alcançou seu ápice de 3 mil veículos produzidos por dia. Como chefe das operações latino-americanas, agora ele ganha assento no conselho executivo mundial da companhia, o GEC, Group Executive Council.
Ketter agora volta as suas funções originais em momento que a FCA se prepara para executar importantes mudanças na direção global, o que deve ocorrer na reunião do conselho em junho, quando se espera o anúncio do substituto do atual CEO Sergio Marchionne. “Stefan fez um excepcional trabalho liderando a região da América Latina, coordenando a industrialização da Jeep em Pernambuco e dirigindo o esforço comercial que resultou na liderança no segmento de SUV no Brasil no ano passado. O rejuvenescimento e desenvolvimento promovidos por ele no time na América Latina ajudaram a alcançar a rentabilidade na região diante de condições de mercado desafiadoras e terão influência no crescimento que esperamos pelos próximos anos. Antonio é um produto deste time e representa uma transição natural enquanto nos movemos adiante”, disse Marchionne.