
O primeiro simpósio ocorreu em 1989 e comemorava o 150º aniversário da invenção da célula de combustível por sir William Grove. Desde então, profissionais e empresas engajadas em desenvolver e em promover esse tipo de tecnologia são homenageadas com o prêmio.
Este ano o FCX Clarity já havia superado outros 21 concorrentes ao ser considerado o The World Green Car 2009 no Salão do Automóvel de Nova York.
O FCX Clarity possui a moderna bateria V Flow, uma evolução da tecnologia da bateria Honda FC Stack. O equipamento, 65% menor do que a versão anterior, está alojado em um ergonômico túnel central. Segundo o fabricante, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos.
O automóvel movido a hidrogênio foi o primeiro no mundo certificado pelos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA – Environmental Protection Agency; e CARB – California Air Resources Board) para montagem e comercialização em larga escala. A produção teve início em meados do ano passado e já abastece os mercados norte-americano, europeu e japonês.
O FCX Clarity oferece 127 cv de potência, oferece 435 quilômetros de autonomia e 160 km/h de velocidade máxima.