Estudantes da FEI fazem os últimos preparativos para buscar o pentacampeonato na oitava competição Fórmula SAE Brasil-Petrobras, de 18 a 20 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. A competição reunirá cinco centenas de universitários, que projetaram e construíram 22 protótipos seguindo regras estabelecidas pela SAE. A equipe da FEI, favorita, conquistou o primeiro lugar em 2006, 2008, 2009 e 2010.
Os carros serão avaliados por aspectos técnicos (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos) e provas dinâmicas, que incluem testes de aceleração, frenagem, manobrabilidade e desempenho em pista durante o enduro de resistência de 22 quilômetros.
Com novo desenho da carroceria, o FEI RS6, mais compacto e leve em relação ao antecessor (RS5), com a otimização de componentes e da estrutura de aço, pesa 177 kg e atinge 120 km/h. O veículo tem suspensões duplo A, rodas aro 10″, pneus supermacios, freios com pinças, discos e pastilhas projetadas pela equipe, motor monocilíndrico de 450 cc (com alterações para usar álcool), injeção eletrônica programável, controle de tração para aceleração e troca de marchas em plena carga.
“Com o novo conceito na transmissão, o piloto poderá trocar a marcha sem tirar o pé do acelerador”, destaca o estudante de engenharia Lucas Kira, que tem 19 colegas da FEI na equipe. Ele explica que um sistema de telemetria permite a transmissão de informações sobre o funcionamento do carro.
Fórmula SAE Brasil – Petrobras
18 a 20 de novembro de 2011
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 19 (sexta-feira), das 9h às 16h
Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise)
Dia 20 (sábado), das 9h às 16h
Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross
Dia 21 (domingo), das 9h às 12h
Enduro de resistência