O problema é a velocidade com a qual isso acontece e o julgamento de que talvez o que ocorreu não seja tão importante a ponto de aborrecer o chefe com aquele assunto. Esses filtros, e a demora na tratativa dos problemas, representam um sério desafio nas empresas. Líderes experientes acessam constantemente diferentes níveis e “perfuram” o terreno em busca de informações relevantes que não chegariam até eles se não fizessem essa prospecção. Abaixo, algumas ferramentas efetivas que ajudam a acelerar a resolução de problemas:
1 – Reuniões com os subordinados para alinhamento (staff meeting)
Colaboradores bem informados sobre os objetivos da empresa e sobre o que ocorre cotidianamente, respondem muito bem à delegação de tarefas. Tenha certeza de que as pessoas que reportam diretamente a você tenham sempre bem claro qual caminho devem seguir e ajude-os a interpretar os sinais que a organização emite no dia-a-dia. Assegure-se de que a informação irá permear todos os níveis da organização.
2 – Gerenciamento através de visita às áreas (management by walking around)
Sempre que possível – de preferência diariamente – dê uma volta pelas áreas que reportam a você. Caminhe entre as mesas, converse com todos, importe-se legitimamente com o seu pessoal. Habitue-os a sua presença e motive perguntas e diálogo. Assim eles perceberão que seu líder é de carne e osso e se envolve com o cotidiano. Essa atitude é gratificante a todos que têm a oportunidade de interagir e principalmente a você, que sairá da sua rotina executiva e poderá olhar para novas oportunidades e perceber outros ângulos.
3 – Reuniões com a base (skip level meetings)
Explique aos seus subordinados que, em intervalos regulares, irá conversar com o pessoal sem a presença de seus superiores. Assim você perceberá se a informação passada a eles realmente permeia para todos os níveis. Também favorecerá o feedback espontâneo. Muitas percepções equivocadas podem ser dissipadas com esta iniciativa. Perguntas respondidas pelo líder ajudam a dissipar mal-entendidos. Mas atenção, não pinte a pílula de dourado, seus colaboradores veriam isso como manipulação.
Quanto menos notícias sobram para a “rádio peão”, melhor. Sim, há assuntos confidencias, mas eles são minoria. Lembre-se de que quanto mais orientados aos objetivos e mais informados os colaboradores, mais fácil será para você delegar e atingir os objetivos corporativos.