Organizada pela Revista do Caminhoneiro, o evento tem apoio da CCR – Nova Dutra, Setcesp, NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas) e Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). A Band é a emissora oficial do evento e fará transmissões de todas as ações da festa.
A entrada é franca para os caminhoneiros – basta apresentar carteira de habilitação (categorias C, D ou E) e documentos do caminhão ou crachá da empresa, comprovante de frete ou outro documento que confirme a atuação profissional.
Os organizadores prometem três dias de muita festa, ações sociais e divulgação de práticas de responsabilidade ambiental, todas voltadas para a valorização do profissional da estrada.
O encontro celebra anualmente o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, comemorado no dia 25 de julho. Nesse dia, às 18 horas, haverá a Benção das Chaves, ritual religioso valorizado pelos estradeiros. O evento termina com show pirotécnico.
Uma novidade nesta edição fica por conta da Tribuna do Caminhoneiro, que permitirá aos caminhoneiros expor suas opiniões, críticas, sugestões e idéias. O espaço deixará o profissional a vontade para fazer reclamações de condições de estradas, segurança, fretes baixos, governo, policiamento e até mesmo reclamar da vida ou fazer algum desabafo, com a certeza de que todas as suas sugestões serão encaminhadas às autoridades responsáveis.
Haverá ainda test drive diário em pista exclusiva com 1,2 km.