logo

abac

Festival eleva vendas de veículos via consórcio

O Festival do Consorciado, iniciativa da Anfavea, Fenabrave e Abac, ajudou a elevar o número de vendas de veículos via consórcio no acumulado do ano até julho, conforme dados divulgados na quinta-feira, 17, pela Abac: com três meses de duração, entre maio e julho, a utilização das cartas de crédito para aquisição de veículos leves aumentou 6,5% com relação a igual trimestre do ano passado, para 101,9 mil. Nos sete meses fechados do ano, as contemplações do segmento leve – quando os consorciados recebem a carta de crédito – subiram 18,5%, para 300,5 mil contra as 253,5 mil apuradas em igual acumulado de 2014.
Author image

Redação AB

17 set 2015

2 minutos de leitura

X_noticia_22696.gif

“Face o sucesso da promoção, a expectativa é de contarmos com novas edições, aperfeiçoando e ampliando o número de empresas participantes”, afirma o presidente da entidade, Paulo Rossi.

No segmento de pesados, também na mesma base de comparação dos três meses de funcionamento do festival do consorciado, o crescimento foi de 10,5%, passando de 7,2 mil em 2014 para 7,9 mil de maio a julho deste ano. Por outro lado, as contemplações dentro do setor de pesados no sistema de consórcio seguem em baixa: houve retração de 6,1%, de 19,7 mil para 18,5 mil, considerando o acumulado de janeiro a julho deste e do ano passado.

No geral, todos os indicadores – vendas de novas cotas, contemplações, participantes, créditos comercializados e créditos disponibilizados – apresentaram crescimento para os consorciados interessados em adquirir veículos, sejam eles leves, comerciais ou motocicletas.

As vendas de cotas para veículos, que registra o número de novos consorciados, subiu 2,5%, para 1,21 milhão de unidades nos sete meses do ano, impulsionado pelo setor de leves (automóveis e comerciais leves) cujas vendas de cotas foram 17,6% maior que as registradas em igual período do ano passado, para 551,5 mil unidades.

Para a aquisição de veículos comerciais pesados, incluindo implementos rodoviários e tratores, as vendas de novas cotas cresceram 11%, de 25,5 mil para 28,3 mil unidades. Já para o segmento de duas rodas, menos pessoas estão interessadas em comprar o produto via consórcio: houve queda de 8,8% no período, para 627,3 mil cotas.