
O anúncio foi feito por Stefan Pischinger, presidente e CEO do grupo, que está empenhado em reforçar a presença o Brasil no mapa de seus principais negócios.
O executivo entende que o país responde bem à crise global e tem boas perspectivas para avançar na área automotiva. Sua aposta no mercado local está relacionada em boa parte à exigência de novos padrões de emissões para veículos comerciais, que deverão atender as normas Euro V a partir de 2012.
A FEV é especialista em tecnologias EGR (que promove a recirculação dos gases de escape) e SCR (responsável pela reducação catalítica seletiva dos gases), que serão utilizadas nos sistemas de powertrain de caminhões e ônibus para atender os limites de emissões.
“Trata-se de um desafio para montadoras e fabricantes de motores locais” – adverte Pischinger.
Sob o comando de Ralph Thoma, diretor geral, e Fausto Neves, diretor técnico, a operação
brasileira estará fortemente ligada à matriz e a outras subsidiárias do grupo, fundado em 1978 na Alemanha e conhecido no ramo de engenharia de powertrain.
Quem é a FEV
Os serviços oferecidos pela empresa incluem suporte em projeto, análise, teste e prototipagem, em desenvolvimento de motores e transmissões, bem como integração veicular, calibração e homologação para powertrain com motores alimentados por diferentes combustíveis.
A FEV também projeta, desenvolve e constrói protótipos de sistemas de controle veicular e de powertrain avançados e conceitos de motorização híbrida elétrica.
Uma unidade de negócios especializada em equipamentos de testes complementa a área de atuação do grupo FEV, cobrindo desde avaliações dinâmicas para pesquisa até sistemas para avaliações em linhas de produção.
O FEV Durability Test Centre em Brehna, Alemanha, é considerado uma das unidades de testes de durabilidade de motores mais modernos do mundo, com 31 bancos de prova de trem-de-força e motores, que rodam de forma automática 24 horas por dia.
O Grupo FEV emprega mais de 1.800 funcionários, divididos entre a matriz, em Aachen, seus três centros de engenharia, localizados em Auburn Hills (Estados Unidos), Dalian (China) e Pune (Índia), e em subsidiárias.