
O metaverso já é uma frente de negócios real para o setor automotivo. A Fiat acaba de abrir a primeira concessionária no ambiente digital e garante que os clientes poderão não só configurar, como comprar e até dirigir automóveis da marca sem a necessidade de recursos de realidade virtual (VR).
A Fiat Metaverse Store foi desenvolvida em colaboração com a Touchcast e a Microsoft. Segundo a montadora, a plataforma Metaverse-as-a-Service é baseada no Microsoft Cloud e dispensa o uso de VR, avatares ou mesmo de hardwares especializados para ser acessada.
Como funciona a concessionária no metaverso
Ao acessar a concessionária pelo metaverso o usuário é atendido por uma pessoa real, que pode apresentar o carro em uma visão 360 graus. Inicialmente, só o Fiat 500, na série La Prima by Bocelli, está disponível no sistema, mas a marca promete colocar mais modelos de sua linha na loja virtual em 2023.
O cliente também pode “entrar” no automóvel e ver de perto como funciona o sistema multimídia, os modos de condução e até o carregamento das baterias da variante elétrica. Ao mesmo tempo, é capaz de configurar e personalizar o carro.
A ferramenta possibilita até um test drive. Os clientes podem ter a sensação de “dirigir” o Cinquecento na La Pista 500, um circuito situado no telhado do edifício Lingotto, em Turim IItália.
A primeira concessionária no metaverso está disponível inicialmente apenas na Itália.