logo

barack obama

Fiat avança no controle da Chrysler

Ricardo Gozzi, da Agência Estado
Author image

Redação AB

03 jun 2011

1 minutos de leitura

P_noticia_10601.gif

A Fiat está perto de assinar um acordo por meio do qual compraria os 6% restantes da participação do Tesouro dos Estados Unidos no Chrysler Group e se colocaria em condições de adquirir todas ou quase todas as ações restantes da empresa norte-americana nas mãos dos outros detentores restantes, afirmaram três fontes ligadas às negociações.

Pelo acordo, que deve ser anunciado nesta sexta-feira, 3, pelo presidente dos EUA, Barack Obama, durante visita a uma linha de montagem da Chrysler em Ohio, a Fiat estaria disposta a pagar mais de US$ 500 milhões pelas ações do Tesouro na montadora, disseram as fontes. O preço exato ainda não está acertado. O Departamento do Tesouro dos EUA não se pronunciou sobre o assunto.

Se confirmada, a transação elevará a 52% a fatia da Fiat na Chrysler, cortará por completo a participação do governo na montadora e pode eliminar a necessidade de a Chrysler ter de recorrer a uma oferta pública inicial de ações.

O acordo prevê ainda que o Tesouro repassaria à Fiat seu direito à opção de recompra dos 45,7% de ações em nome de um fundo gerenciado pelo sindicato United Auto Workers, prosseguiram as fontes. As informações são da Dow Jones.