
Destacar o desempenho e as realizações de profissionais e empresas da indústria automobilística constitui o objetivo do Prêmio REI, promovido por Automotive Business. A quarta edição da iniciativa, que desafiou empresas e profissionais a defender cases relevantes do período compreendido entre 1º de fevereiro de 2013 e 1º de fevereiro de 2014, teve duas fases de votação. Na primeira fase da eleição, 23 jurados avaliaram os cases e escolheram cinco finalistas em cada uma das 14 categorias, perfazendo um total de 70 finalistas entre os 275 cases submetidos à organização do prêmio.
Os cases foram depois submetidos ao voto eletrônico de cerca de 40 mil leitores da revista e newsletter Automotive Business e também dos participantes inscritos nos dois fóruns. Os leitores receberam instruções para votar eletronicamente, diretamente no portal, ou devolver a cédula encartada na edição número 26 da revista Automotive Business. Os participantes dos fóruns utilizaram cédulas impressas na eleição.
Paula Braga Prado, diretora de Automotive Business e coordenadora executiva do Prêmio REI, assegura que a premiação valoriza empresas e profissionais graças à lisura no processo de escolha primária e eleição. “O júri é independente e soberano, o que dá total credibilidade à premiação”, afirma. Os profissionais de Automotive Business não participaram da votação.
Confira os vencedores de todas as 14 categorias do Prêmio REI 2014:
EMPRESA DO ANO: Fiat – 12 anos de liderança
A Fiat conquistou em 2013 a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pela 12ª vez, com 96 mil unidades à frente do segundo colocado e mais de 113 mil unidades de vantagem em relação ao terceiro colocado. Foram 762.980 unidades vendidas no ano passado, o que representou 21,3% de market share. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, quatro foram da marca Fiat: Uno, Palio, Siena e Strada.
FINALISTAS:
Aethra – Novos investimentos e empreendedorismo
Fiat – 12 anos de liderança
Ford – Pioneirismo em carros globais e da engenharia brasileira
MAN – Líder hoje e de olho no futuro
Volkswagen – Uma nova era para a empresa
PROFISSIONAL DE MONTADORA: Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America
Em 2013, Roberto Cortes arquitetou uma nova estratégia de sucesso para suas marcas de caminhões (VW Caminhões e MAN), comandando o maior lançamento de cavalos mecânicos da MAN e assegurando uma oferta completa para garantir a sustentabilidade da liderança. É o único latino-americano entre os presidentes do grupo de veículos comerciais da Volkswagen e primeiro brasileiro a comandar uma operação da VW no País. Investiu na tecnologia híbrida e diesel de cana e inaugurou o Parque de Fornecedores em Resende, RJ, junto à fábrica.
FINALISTAS:
Lélio Ramos – Diretor comercial da Fiat Automóveis
Luiz Moan – Presidente da Anfavea
Roberto Cortes – CEO da MAN LA
Roberto Leoncini – Diretor-geral da Scania do Brasil
Steven Armstrong – Presidente da Ford América do Sul
PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS: Paulo Butori, presidente do Sindipeças
Ao tomar posse de seu sétimo mandato como presidente do Sindipeças, a entidade que representa os fabricantes de autopeças no Brasil, Butori se manteve firme na defesa da cadeia produtiva nacional. O dirigente luta por uma política industrial que beneficie não só as montadoras, mas também os fornecedores de autopeças e componentes de menor porte, fragilizados pelo aumento do volume de importações. Em 2013, teve importante participação na definição da regulamentação do rastreamento da origem das autopeças, medida do Inovar-Auto para conter importações.
FINALISTAS:
Arnaldo Iezzi Jr. – Diretor geral da BorgWarner
Besaliel Botelho – Presidente da Bosch para o Brasil
Paulo Butori – Presidente do Sindipeças
Pietro Sportelli – Presidente da Aethra
Silvio Barros – Vice-presidente e diretor geral da Meritor América do Sul
VEÍCULO LEVE: Hyundai Brasil HB 20S
Equipada com eficiente motor 1.0 bicombustível de três cilindros e 80 cv quando abastecido com etanol, a versão mais barata tem bom pacote de equipamentos, como ar-condicionado, direção assistida, computador de bordo, controle remoto de travamento na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros. É também oferecido com motor 1.6 de quatro cilindros e 128 cv com etanol (o mais potente da categoria). O HB20S traz linhas de design modernas e faz diferença o motor com bloco e cabeçote de alumínio.
FINALISTAS:
Ford – New Fiesta Hatch
Ford – Novo Focus
Hyundai Brasil – HB 20S
Volkswagen – Up!
Volkswagen – Novo Golf
COMERCIAL PESADO: MAN 24.280 V-Tronic
O Constellation 24.280, caminhão mais vendido do Brasil, traz mais uma opção: a transmissão automatizada V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, desenvolvida pela engenharia da MAN Latin America em Resende (RJ), torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. As vantagens operacionais são muitas, uma vez que o câmbio automatizado garante melhor consumo médio de combustível, além de conforto e facilidade de condução ao motorista.
FINALISTAS:
Ford – Cargo 2842
Iveco – Iveco Hi-Way
MAN – 24.280 V-Tronic
Mercedes-Benz – Actros
Scania – Scania R 440
MARKETING E PROPAGANDA: Fiat – Vem pra rua
A campanha foi um dos grandes marcos da Fiat em 2013. Criada para comemorar a liderança da empresa no mercado brasileiro e a celebração por conta dos eventos esportivos que ocorrem no Brasil, a campanha convidou os brasileiros a festejar nas ruas com a Fiat. O jingle foi um grande sucesso nas rádios e na internet e ganhou notoriedade ao se tornar o hino da população brasileira em momento único da história do País, durante as manifestações ocorridas em junho de 2013. A campanha foi indicada como uma das mais importantes do ano por veículos brasileiros especializados em marketing.
FINALISTAS:
Fiat – Vem pra rua
Ford – Campanha Fusion Grand Prix
Mitsubishi – Mitsubishi ASX – Polvo
Peugeot – Corrida Maluca
Renault – Acredite, é o Logan!
MANUFATURA E LOGÍSTICA: MAN – Aplicação de aços avançados de alta resistência para redução de peso e aumento da competitividade
Para garantir liderança de mercado, atender novas exigências, atingir as metas de redução de consumo e emissões de gases, a MAN propõe o uso de aços avançados de alta resistência nas carrocerias dos caminhões. A empresa concluiu que uma redução de até 10% no peso das carrocerias gera potencial de redução de custo de até R$ 800 mil/ano. Estudos relatam que essa redução de peso pode reduzir em até 8% o consumo do veículo e que um abatimento de 100 kg pode resultar em até 12,5 g/km a menos de CO2.
FINALISTAS:
Ford – Renovação da fábrica de SBC para produção do seu primeiro veículo global, o New Fiesta Hatch
GKN – EVSM – mapeamento da cadeia de valor estendido aos fornecedores
MAN – Aplicação de aços avançados de alta resistência para redução de peso e aumento da competitividade
Metro-Shacman – Um caminhão em seis meses
Volkswagen – Produção do Up! em Taubaté
ENGENHARIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: Ford – Empresa desenvolve o primeiro motor flex com injeção direta de combustível do mundo
A Ford tem-se destacado pelo investimento em motores inovadores, de alta eficiência, baixo consumo e emissões. Exemplo é o Duratec 2.0 Direct Flex, primeiro motor do mundo com essa tecnologia para uso com etanol e gasolina, desenvolvida especialmente para o Brasil. A injeção direta de combustível flex do motor do Novo Focus melhora o rendimento do motor para o aproveitamento máximo de energia, com eficiência e economia. O propulsor foi desenvolvido pela engenharia brasileira.
FINALISTAS:
Bosch e BMW – Desenvolvimento do 1º veículo premium turbo flex com injeção direta do mercado
Bosch e Volkswagen – ACC – controle adaptativo de distância e velocidade
Bosch – MSC – Motorcycle Stability Control
Ford – Empresa desenvolve o primeiro motor flex com injeção direta de combustível do mundo
Volkswagen – Up!: o melhor da engenharia Volkswagen em uma construção compacta e eficiente
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Honda – Sustentabilidade com redução na emissão de CO2 e autossuficiência na energia elétrica consumida pela planta de Sumaré (SP)
Em 2011 o grupo Honda estabeleceu metas para redução das emissões: “Diminuir as emissões atmosféricas de CO2 em 30% até 2020, tomando como base o ano de 2000”. A Honda Automóveis desenvolveu estudos e decidiu substituir energia elétrica convencional por uma de fonte renovável. Foi iniciada a construção de um parque eólico no Rio Grande do Sul, que permitirá fornecer 100% da energia elétrica consumida na unidade fabril de Sumaré, SP. A iniciativa inédita permitirá superar a meta estabelecida pela matriz em mais de 29% já em 2015.
FINALISTAS:
Delphi – 10 anos de projeto de educação ambiental e marca de 100.000 alunos participantes
Fiat – Eficiência energética – ISO 50001
Honda – Sustentabilidade com redução na emissão de CO2 e autossuficiência na energia elétrica consumida pela planta de Sumaré (SP)
Nissan – Instituto Nissan – o Brasil sai na frente
Pirelli – Sol para produzir pneus
AUTOPEÇAS: BMW e Bosch – Juntos no desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta
O know-how e pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia flex fuel da Bosch está presente no modelo 320i ActiveFlex da BMW que, além de ser o precursor da montadora no universo dos bicombustíveis, é o primeiro veículo premium turbo flex do mundo equipado com sistema de injeção direta. Para o desenvolvimento e preparo dos componentes para uso específico com o etanol, a equipe de engenheiros da Bosch, na Alemanha, contou com a expertise do time brasileiro com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia flex.
FINALISTAS:
BMW e Bosch – Bosch e BMW Group, juntos no desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta
Bosch – MSC – Motorcycle Stability Control
Delphi – Sistema de partida a frio para dois lançamentos em 2014
NGK do Brasil – Tecnologia utilizada em velas Iridium para carros e motos mais acessíveis
Sabó – Eficiência energética
SISTEMISTA: Magneti Marelli – Comemoração dos 10 anos do lançamento da tecnologia flex e consolidação do câmbio automatizado no mercado nacional
2013 consolidou ainda mais a Magneti Marelli com uma das principais sistemistas no cenário automotivo nacional. A empresa comemorou os dez anos do lançamento da pioneira tecnologia flexfuel, que revolucionou o mercado automobilístico brasileiro e alcançou a marca de mais de 10 milhões de SFS (Software Flexfuel System) vendidos, detendo cerca de 45% de participação no mercado.
FINALISTAS:
Borgwarner – BorgWarner transpõe dificuldades do setor e investe R$ 70 milhões na construção de nova fábrica
Bosch e BMW – Desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta do mercado
Continental – Empresa inicia produção de ABS e inaugura primeira pista de testes para sistemas de freios eletrônicos no Brasil
Delphi – Delphi traz produção de condensadores de alta eficiência para o Brasil
Magneti Marelli – Comemoração dos 10 anos do lançamento da tecnologia flex e consolidação do câmbio automatizado no mercado nacional
POWERTRAIN: Volkswagen – Nova geração de motores 1.0 l de 3 cilindros Total Flex
É o motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, no que se refere ao processo produtivo e recursos. Montado em São Carlos (SP), é o primeiro 1.0 flexível a dispensar tanque auxiliar para partida e o motor 1.0 mais potente feito no Brasil, com até 82 cv de potência (etanol). Com menor peso (bloco e cabeçote de alumínio) e soluções inovadoras nessa faixa de cilindrada e o baixo atrito, o motor foi destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo A entre os automóveis equipados com ar-condicionado e direção assistida.
FINALISTAS:
Bosch E BMW – BMW Group e Bosch, juntas no desenvolvimento do 1º veículo premium turbo flex com injeção direta
Fiat – Primeiro motor Multiair flexível – Fiat 500
Ford – Motor Duratec 2.0 direct flex com injeção direta
Mahle – Nova unidade de potência para o inovar-auto
Volkswagen – Nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex
INSUMOS: Dupont – Nylon de alto desempenho reduz peso e permite integração de componentes em tanque do intercooler (CAC)
A DuPont Performance Polymers, em colaboração com a Plásticos Maradei e Behr Brasil, desenvolveu um inovador tanque de plástico do intercooler, responsável pela refrigeração do ar quente gerado pelo turbo de compressão, para veículos pesados. O polímero escolhido foi o DuPont Zytel Plus, nylon de alto desempenho que possui excelente resistência à termoxidação em ar quente, resistência química e ótimas propriedades mecânicas em altas temperaturas.
FINALISTAS:
ABAL – Carroceria 100% em alumínio para transporte de carga seca
Arcelormittal Brasil – Desenvolvimento e produção do aço Usibor no Brasil
Artecola – Ecofibra Automotive, ideal para os objetivos da indústria
Dupont – Nylon de alto desempenho reduz peso e permite integração de componentes em tanque do intercooler
Teksid – De olho no inovar auto e eficiência energética, Teksid aposta na tecnologia do alumínio
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOFTWARE: CNH Industrial – CNH tem a última palavra em agricultura de precisão
Os produtores rurais não estão atrás apenas de uma máquina robusta e eficiente, mas também de soluções embarcadas. Por isso, a CNH Industrial oferece serviços e soluções para transformar os negócios de seus clientes. Duas dessas ferramentas são o Advanced Farming Systems e o Precision Land Management, tecnologias que podem ser usadas além do cultivo de grãos, colaborando em praticamente todos os setores agrícolas. Ambas foram desenvolvidas para otimizar o tempo de trabalho, em janelas curtas e períodos críticos.
FINALISTAS:
CNH Industrial – CNH tem a última palavra em agricultura de precisão
Fiat – Fiat Live Store
MAN LA – Tecnologia da informação & software
Pirelli – Novo software reduz em 50% o tempo de abastecimento das lojas de pneus
Volkswagen – Fábrica digital.
Assista à cobertura especial do Prêmio REI 2014: