|
|||||||||||||||||||||||||||
Renato Martins, Agência Estado
A Fiat elevou a participação na norte-americana Chrysler de 20% para 25%. O aumento da participação foi concretizado depois de a empresa iniciar a produção comercial de um motor Fire de 1,4 litro na fábrica da Chrysler em Dundee (Michigan), para equipar o modelo subcompacto Cinquecento.
Segundo a montadora italiana, os três outros acionistas da Chrysler reduziram suas participações: a do sindicato United Auto Workers (UAW), de 67,69% para 63,5%, o Tesouro dos EUA, de 9,85% para 9,2%, e o governo do Canadá, de 2,46% para 2,3%.
Comunicado da empresa diz que a Fiat tem a oportunidade de aumentar sua participação na Chrysler para 35%, em incrementos de 5%, ao alcançar mais dois marcos relacionados a desempenho: o crescimento de vendas e de receita fora da América do Norte e a produção comercial, nos EUA, de um carro com tecnologia Fiat capaz de fazer 40 milhas com um galão de combustível (17,4 km por litro). As informações são da Dow Jones.