
Na gama Fiat há cinco anos, o câmbio Dualogic, que oferece a opção de trocas manuais ao comando do motorista, estreou com o modelo Stilo Dualogic. Segundo a montadora, 40% dos veículos saem de fábrica com este câmbio, em média.
O câmbio Dualogic Plus traz como diferencial as novas funções Creeping e Auto-Up Shift Abort: na primeira, o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo sem que o condutor acione o acelerador, como ocorre em veículos com câmbio automático convencional. Para isso, o câmbio deve estar posicionado na primeira marcha ou ré no modo manual ou automático. Neste caso, quando o motorista retira o pé do freio, o sistema Creeping movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista as ações de volante e freio.
Já no segundo caso, o Auto-Up Shift Abort, sistema inteligente capaz de identificar o momento exato de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para ofertar mais torque e potência, garantindo uma retomada mais eficiente de velocidade.
O sistema Dualogic Plus também identifica eletronicamente a intenção da manobra do motorista e exige da central eletrônica do motor uma força extra sem que o condutor tome qualquer atitude, ou seja, sem a necessidade de controle da potência pelo motorista: o torque extra é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.