
Foi constituído o Group Executive Council (GEC), com a criação de quatro posições de Chief Operating Officer (COO) regionais e de um Chief Financial Officer (CFO), que se reportarão diretamente a Richard Tobin, indicado como Group COO da Fiat Industrial. Ele mantém as atividades de CEO e presidente da CNH Global.
O GEC é o mais alto organismo de decisão da Fiat Industrial depois do Conselho de Administração. O órgão supervisiona o andamento dos negócios, define os objetivos, as decisões estratégicas e os investimentos do grupo e a alocação de capitais.
“Com a operação de hoje se define o processo de integração entre Fiat Industrial e CNH”, disse Sergio Marchionne, presidente da Fiat Industrial e da CNH. Segundo ele, as nomeações foram realizadas depois de uma avaliação aprofundada das competências técnicas e de liderança dos profissionais.
GEC TEM QUATRO ESTRUTURAS PRINCIPAIS
A primeira estrutura é composta por quatro Grupos Operativos Regionais responsáveis pela produção de vendas de máquinas agrícolas, máquinas de construção e veículos comerciais, aos quais se adicionam as atividades de powertrain relativas a motores e transmissões (FPT Industrial).
Cada uma destas atividades foi confiada à responsabilidade de um COO, que atuará por meio de um time gerencial regional, cuja composição será objeto de comunicação específica. Cada um dos COOs regionais responderá pelo resultado econômico, gestão dos recursos humanos e atividades produtivas e comerciais da área.
Os COOs componentes do GEC são:
Nafta: Richard Tobin
Europa, Africa e Oriente Médio: Andreas Klauser
America Latina: Marco Mazzu
Ásia-Pacífico: Franco Fusignani
Powertrain: Giovanni Bartoli
A segunda estrutura reflete o foco do Grupo em relação às marcas. Cada uma das marcas globais é representada no GEC. Cada responsável deverá melhorar e desenvolver uma gama de produtos apropriada para cada marca e dar o suporte aos COOs na implementação da estratégia comercial e de marketing adequadas para cada uma das regiões operativas.
A Fiat Industrial detém participação majoritária na CNH Global, que é administrada pelo seu conselho de administração.
Os responsáveis por cada marca presente no GEC são:
Case IH: Andreas Klauser
New Holland Agriculture: Franco Fusignani
Case Construction: Mario Gasparri
New Holland Construction: Mario Gasparri
Iveco: Andreas Klauser (interino)
Peças e Serviços: Dino Maggioni
A terceira estrutura é composta de gestores que, operando de modo transversal em relação às quatro regiões, guiarão os processos industriais de todo o grupo, otimizando a escolha relativa à alocação dos capitais nos próximos anos. Os responsáveis por essas áreas são:
Chief Technical Officer: Dario Ivaldi
Chief Manufacturing Officer: Derek Neilson
Chief Quality Officer: Brad Crews
Chief Purchasing Officer: Osias Galantine
A quarta estrutura é composta das funções corporativas de suporte:
Serviços Financeiros (a ser anunciado)
Desenvolvimento de Negócios: Alessandro Nasi
Chefe de Finanças (CFO): Pablo Di Si
Chefe de Recursos Humanos (CHRO): Linda Knoll
Alessandro Nasi será o coordenador executivo do GEC.
