“Esta é a primeira planta do Grupo Fiat Chrysler na América Latina a alcançar este nível. A nova categoria é o reconhecimento do processo contínuo de aprimoramento da organização da área de trabalho, da qualidade, da manutenção e da logística da planta de Betim, que está em pleno processo de modernização e atualização tecnológica”, afirma Alfredo Leggero, diretor de manufatura Fiat Chrysler para a América Latina.
A nova certificação estabelece que a fábrica aprimorou seu conhecimento sobre a metodologia, aplicou-a e desenvolveu melhores práticas, além de expandir sua base de conhecimento. Segundo Leggero, durante todo o processo de aprimoramento da manufatura foram estabelecidos importantes envolvimentos dos trabalhadores.
“Em uma realidade como a de Betim, as pessoas constituem o fator de força de todo o sistema produtivo. Somente em 2013 foram desenvolvidos mais de 2 mil projetos de melhoria e foram geradas dezenas de milhares de sugestões”, lembra.
Criado em 2006 a partir da cooperação de especialistas em Lean Manufacturing, o World Class Manufacturing é baseado em conceitos avançados de manufatura sustentados em 20 pilares, sendo 10 técnicos e 10 gerenciais. Seu objetivo é melhorar o modo de produzir a fim de alcançar padrões de excelência além de combater perdas e eliminar desperdícios.