
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A Fiat deverá assinar no primeiro trimestre de 2012 acordo com a Rússia para construir uma nova fábrica de automóveis em São Petesburgo, afirmou um representante do governo local nesta quarta-feira, 21.
“A decisão foi tomada para a Fiat para construir uma fábrica. A Fiat encontrou um parceiro russo sério. Será uma fábrica moderna, com um grande volume de produção”, disse Alexey Chichkanov, presidente do conselho do Comitê de Investimentos e Projetos Estratégicos em São Petesburgo, citado em reportagem da Reuters. Ele não identificou o parceiro, mas duas fontes ligadas ao assunto disseram que é o banco estatal Sberbank. Um porta-voz da Fiat não quis comentar o assunto.
Em junho o ministro de Economia da Rússia disse que a Fiat investiria US$ 1,1 bilhão e fabricaria 120 mil carros por ano no país após concordar com os termos do investimento, entretanto, não houve confirmação naquela ocasião.
No ano passado, a Fiat firmou parceria com a Sollers, fabricante local, para produzir 500 mil veículos por ano, tanto da marca Fiat quanto Chrysler, com investimento de € 2,4 bilhões, parte subsidiado pelo governo (leia aqui).
Mercado emergente
Novas projeções da Associação de Empresas Europeias (AEB), apontam para crescimento de 12% em 2012 sobre a perspectiva de alta de 36% este ano. Até novembro, as vendas superaram as do ano passado em 41%, para 2,4 milhões de unidades. A expectativa é de que o mercado russo de veículos dobre para 4 milhões de unidades por ano ainda nesta década.