logo

Fiat

Fiat poderá ter fábrica na Rússia

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

21 dez 2011

2 minutos de leitura

P_noticia_12639.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Fiat deverá assinar no primeiro trimestre de 2012 acordo com a Rússia para construir uma nova fábrica de automóveis em São Petesburgo, afirmou um representante do governo local nesta quarta-feira, 21.

“A decisão foi tomada para a Fiat para construir uma fábrica. A Fiat encontrou um parceiro russo sério. Será uma fábrica moderna, com um grande volume de produção”, disse Alexey Chichkanov, presidente do conselho do Comitê de Investimentos e Projetos Estratégicos em São Petesburgo, citado em reportagem da Reuters. Ele não identificou o parceiro, mas duas fontes ligadas ao assunto disseram que é o banco estatal Sberbank. Um porta-voz da Fiat não quis comentar o assunto.

Em junho o ministro de Economia da Rússia disse que a Fiat investiria US$ 1,1 bilhão e fabricaria 120 mil carros por ano no país após concordar com os termos do investimento, entretanto, não houve confirmação naquela ocasião.

No ano passado, a Fiat firmou parceria com a Sollers, fabricante local, para produzir 500 mil veículos por ano, tanto da marca Fiat quanto Chrysler, com investimento de € 2,4 bilhões, parte subsidiado pelo governo (leia aqui).

Mercado emergente

Novas projeções da Associação de Empresas Europeias (AEB), apontam para crescimento de 12% em 2012 sobre a perspectiva de alta de 36% este ano. Até novembro, as vendas superaram as do ano passado em 41%, para 2,4 milhões de unidades. A expectativa é de que o mercado russo de veículos dobre para 4 milhões de unidades por ano ainda nesta década.