Com treinamento e desenvolvimento de projetos, os representantes de cada empresa participante aprenderam conceitos de manufatura enxuta, melhoria e otimização de processos. Durante o programa, o aprendizado em sala de aula é depois aplicado para resolver problemas reais de cada companhia. O processo foi feito com supervisão e consultoria de especialistas contratados pela Fiat. A fabricante premiou os projetos que atingiram plenamente os objetivos iniciais com a metodologia do programa.
A companhia abriu também as atividades da próxima turma da Academia Lean 2nd Tier, que começa já em novembro e segue até abril de 2016. Participarão os fornecedores com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Os custos são subsidiados em 80% pela linha de financiamento Sebraetec, do Sebrae.
A Academia Lean nasceu em 2007 para disseminar técnicas de manufatura enxuta aos parceiros da Fiat e melhorar a competitividade da cadeia produtiva. Em 2012 o programa chegou ao segundo nível de fornecedores. A iniciativa também é oferecida por outras empresas do grupo italiano, como CNH, Iveco e Jeep. Até hoje mais de mil profissionais e 347 empresas foram capacitadas pela Academia Lean, implantando cerca de 500 projetos de melhoria.
PRÊMIO ACADEMIA LEAN 2ND TIER
-K-Jet Indústria e Comércio
-Felix Quality Print Industria Automotiva
-Fageton Indústria e Comércio De Alimentos
-Rontan Eletro Metalúrgica
-Petronas Lubrificantes Brasil
-Tower Automotive do Brasil
-Stola do Brasil
-Usilider – Usinagem de Metais
-GBplast Indústria e Comércio
-Padrão Minas Indústria e Comércio E Etiquetas
-Cabo Equipamentos Elétricos
-Embalex