logo

abracaf

Fiat premia as melhores concessionárias

A Fiat reconheceu suas melhores concessionárias com o Prêmio Qualitas Excelência edição 2016, que destaca as revendas que tiveram o melhor desempenho em cada uma das oito regionais de vendas da marca no País. A premiação das oito concessionárias (veja lista abaixo) ocorreu durante o Dealer Day, encontro anual com concessionários que reuniu cerca de 600 representantes em São Paulo.
Author image

Redação AB

29 ago 2016

3 minutos de leitura

X_noticia_24530.jpg

Para o prêmio, as concessionárias recebem pontuações pelos resultados de vendas, mas também pela forma como conduzem o relacionamento com os clientes, considerando o pré e o pós-vendas, incluindo a infraestrutura física. Tais critérios são acompanhados ao longo do ano por meio de relatórios operacionais e de pesquisas de satisfação dos clientes, que servem de base para melhorias contínuas em toda a rede Fiat.

Veja os vencedores do Prêmio Qualitas Excelência 2016:

Regional Belo Horizonte: Alpinia, de Paraiso | Revemax, de Itaúna

Regional São Paulo: Ponto, de Pires do Rio | Disvep, de Registro

Regional Campinas: Alpinia, de São José do Rio Preto | Viviani, de Rio Claro | Via Marconi, de Avaré

Regional Rio De Janeiro: Squadra, do Rio de Janeiro | G4 Automotive Valore, de Itaperuna

Regional Porto Alegre: Sul Peças, de Caxias do Sul | Marina, de Carazinho | Sul Peças, de Gramado

Regional Recife: Cambuí, Vitória da Conquista | Cavepe, de Senhor do Bonfim

Regional Brasília: Umuarama, de Araguaina | Umuarama, de Redenção

Regional Curitiba: Marajó, de Londrina | Fipal, de Toledo | Via Verdi, de Campo Mourão

PARA DAR A VOLTA POR CIMA

Neste ano o encontro debateu sobre os desafios do setor de distribuição e do processo de vendas no cenário da transformação e mudança de hábito dos consumidores. O encontro contou com a presença do presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para América Latina, Stefan Ketter, do diretor comercial da FCA Brasil, Sérgio Ferreira, e do presidente da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf), Guido Viviani.

Durante o Dealer Day, o presidente da FCA destacou os desafios atuais da rede: “A conectividade está mudando rapidamente os hábitos do consumidor, que agora tem mais informações para escolher o momento e o produto no qual vai investir seu dinheiro. Essa transformação, aliada a um período de baixa nas vendas por conta da crise econômica, faz com que o processo de vendas tenha de se adequar aos novos tempos. Precisamos trabalhar juntos para fazer grandes negócios neste mundo de mudanças”, disse Ketter.

Por sua vez, Ferreira apontou a estratégia da Fiat para superar as dificuldades impostas pelo momento atual de economia mais fraca: “Vamos basear nossas ações em três fatores que consideramos críticos em momentos como estes: comunicação, alinhamento e confiança”, destacou. Para ele, um dos grandes desafios trazidos pela mudança de perfil do consumidor é que o processo de vendas acontece com menos visitas à concessionária, uma vez que o cliente chega ao ponto de venda muito bem informado sobre os produtos, de forma que a conversa com o vendedor passou a ter um caráter muito mais consultivo, inclusive sobre todos os serviços de pós-vendas, que ganharam fundamental importância para fidelizar o cliente. “Além disso, são uma fonte importante de receita para rentabilizar nossa rede”, acrescentou Ferreira.

Para dar suporte às concessionárias nesse processo de transformação, a Fiat reformulou e ampliou o programa World Class Dealer (WCD), cujo funcionamento foi apresentado aos concessionários. Sua metodologia visa rever o processo de vendas e os serviços oferecidos pela concessionária desde a sua base para aumentar a qualidade, eficiência, velocidade e redução de custos, por meio de melhoria contínua da infraestrutura, da gestão de pessoas e dos processos internos. “O objetivo final do WCD é melhorar processos para vendermos mais veículos, peças e serviços, com alto nível de qualidade e satisfação do cliente”, resume o diretor de desenvolvimento de rede da FCA, Tai Kawasaki.

“Precisamos promover melhoras nos nossos procedimentos e entendemos que este é um desafio que temos de enfrentar juntos: fabricante e concessionárias”, completou Viviani, da Abracaf.