logo

cota

Fiat quer vender 850 mil carros no Brasil este ano

A Fiat projeta a venda de 850 mil carros no Brasil este ano, com crescimento em torno de 12% em relação aos resultados de 2011. A evolução será impulsionada pelos últimos lançamentos, como o Grand Siena e o novo Punto, apresentado à imprensa no sábado, 21 (leia aqui). Modelos importados do México, que vinham apresentando vendas crescentes, terão os volumes limitados pelas cotas de importação.
Author image

Giovanna Riato

23 jul 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_14599.jpg

Cledorvino Belini, presidente do grupo para a América Latina, afirma que a cota determinada para o 500 é de mil unidades por mês. “Estávamos vendendo cerca de 2,5 mil carros mensalmente”, conta. O utilitário Freemont também foi afetado. As 1,5 mil unidades licenciadas por mês até então terão de ser reduzidas a 600, quantidade que a montadora pode trazer da fábrica mexicana sem o imposto de importação de 35% e o adicional de 30 pontos no IPI.

Com os volumes limitados, a produção da Fiat em Betim fica ainda mais pressionada. A fábrica tem capacidade produtiva de 950 mil unidades por ano. A empresa terá de acelerar o ritmo se quiser acompanhar o aumento da demanda com a redução do IPI e cumprir a meta de elevação das vendas.

De olho no crescimento do movimento nas concessionárias, Belini já tomou medidas para ampliar a produção da planta. Com a contratação de 600 trabalhadores e a extensão do segundo turno em uma hora, a empresa ampliará os volumes diários de 3.145 carros para 3.328 (leia aqui).

Segundo ele, não só o desconto no IPI, mas outras medidas para aquecer a economia, farão efeito até o fim do ano. “O cenário é muito positivo, com o crédito em expansão, pleno emprego, queda dos juros e inflação controlada”, afirma. Ele lembra ainda que as vendas do primeiro semestre quase empataram com o volume do mesmo período do ano passado, com leve baixa de 0,4% e 1,63 milhão de veículos no mercado brasileiro. Nesse cenário, o próximo semestre deve ser de crescimento.


Assista à matéria especial sobre o novo Fiat Punto: