logo

chrysler

Fiat S.p.A. aprova termos de fusão para se tornar FCA

A Fiat S.p.A. anunciou a aprovação dos termos de seu plano de fusão com a subsidiária Fiat Investments N.V., subsidiária baseada na Holanda e que será renomeada para Fiat Chrysler Automobiles N.V. (FCA) após a conclusão da fusão, prevista para ocorrer até o fim deste ano. Com isso, a FCA se tornará a companhia controladora holding do grupo.
Author image

Redação AB

16 jun 2014

2 minutos de leitura

Em comunicado divulgado no domingo, 15, a companhia informa que a decisão de aprovação dos termos dá continuidade ao plano de reestruturação anunciado em 29 de janeiro deste ano, após aquisição total da Chrysler pela Fiat (leia aqui) e que tem como objetivo o de estabelecer à FCA um perfil corporativo, de investimento e de mercados de capital que se enquadre com a nova configuração do grupo formado pelas duas marcas.

Os acionistas da Fiat receberão uma ação ordinária da FCA para cada ação ordinária da Fiat que possuem. Conforme já havia informado no início do ano, a FCA terá suas ações ordinárias listadas nas bolsas de valores de Nova York e Milão.

O plano de fusão aprovado no último domingo será apresentado para aprovação por parte dos acionistas da Fiat em reunião geral extraordinária prevista para ocorrer entre julho e setembro, após as etapas formais das exigências corporativas e regulatórias, incluindo seu registro na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

A FCA adotará uma estrutura de lealdade de voto, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de uma base estável de acionistas e investimentos de longo prazo na empresa. Com esse sistema, a empresa espera maior flexibilidade estratégica para o grupo.

Por sua vez, os acionistas da Fiat pré-fusão terão basicamente o mesmo porcentual de ações ordinárias da FCA que o percentual de ações ordinárias da Fiat antes da fusão (sujeito ao exercício do direito de retirada de capital).

Além disso, a diretoria da Fiat também aprovou duas operações de reestruturação interna. Na primeira, a empresa vai adquirir de sua subsidiária integral Fiat Group Automobiles S.p.A (FGA) todos os interesses e participações da Fiat North America LLC (FNA), a subsidiária do grupo nos Estados Unidos e proprietária do Grupo Chrysler. A operação deixa a FNA sob controle direto da Fiat, e dá ao grupo uma estrutura corporativa simplificada. A segunda operação envolve a venda para a FGA da participação acionária da Fiat na Fiat Partecipazioni S.p.A., trazendo ao controle direto da FGA determinadas ações e ativos relativos às atividades da FGA.