
“Houve demanda de frotistas e o lançamento da versão nova também estimulou a procura”, aponta Flávio Meneghetti, presidente da entidade. Do total de emplacamentos da picape, cerca de 70% foram vendas diretas, feitas para pessoa jurídica.
O segundo lugar do ranking de vendas ficou com outro modelo da Fiat, o Palio, que teve 12,8 mil unidades negociadas em março. O quase eterno líder Gol aparece apenas na terceira colocação pela primeira vez em mais de uma década, com 12,5 mil licenciamentos. O modelo foi afetado pelo início da produção do Up! na fábrica de Taubaté (SP). Além de “perder” consumidores para o lançamento, o veterano também teve o seu volume de fabricação reduzido com a chegada do compacto.
Há ainda o efeito do fim da produção do Gol G4, que saiu de linha este ano por ter projeto antigo que não abrigava a incorporação de airbags e freios ABS, obrigatórios em todos os veículos desde janeiro de 2014. O modelo tinha participação minoritária no mix de vendas da linha, em torno de 20%, mas ainda assim dava impulso para que o Gol se mantivesse no topo.
A quarta e a quinta posições no ranking de março foram ocupadas pelo Chevrolet Onix e por mais um carro da Fiat, o Uno. Em seu primeiro mês de vendas, enquanto a fábrica acelera o ritmo, o Up! teve 3,5 mil unidades vendidas. O compacto ocupou a 14ª posição entre os automóveis.
ACUMULADO DO ANO
Apesar da oscilação em março, o Gol permaneceu firme na liderança de vendas no acumulado do ano, com 48,2 mil emplacamentos. Em seguida aparece o Palio, da Fiat, com 39,1 mil unidades, e a Strada, com 38,8 mil. O Ford Fiesta e o Chevrolet Onix completam o topo do ranking nacional no primeiro trimestre de 2014.
Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança, com 21,6% de market share, seguida pela Volkswagen, com 19,1%, e pela General Motors, com 19% do mercado nacional. Em quarto lugar, mais distante, está a Ford, que respondeu por 8,8% do total vendido no País. A quinta colocação ficou com a Hyundai, que esteve na frente da Renault com 7,1% de participação.
