
Por uma estrela, a Fiat Toro não alcança a nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP, cujos resultados foram divulgados na quarta-feira, 21. A picape, desenvolvida no Brasil, recebeu quatro das cinco estrelas possíveis na classificação geral, na qual cinco representa segurança máxima. A nota foi atribuída tanto para proteção de adultos quanto para crianças (veja vídeos abaixo).
O modelo avaliado foi uma versão com dois airbags frontais, que é obrigatório pela legislação brasileira, além do ESC, controle eletrônico de estabilidade, que vem como item de série em toda a gama. No teste, o Latin NCAP verificou que a Toro ofereceu boa proteção para a região da cabeça dos adultos no impacto frontal e proteção adequada para a região torácica no impacto lateral. A ancoragem isofix como item de série, mais a proteção oferecida pelo veículo nos testes frontal e lateral para dois ocupantes infantis garantiu as mesmas quatro estrelas no quesito segurança para crianças. O modelo também inclui como item de série us sistema de desconexão do airbag caso seja necessário instalar uma cadeirinha infantil no banco da frente, voltada para a parte traseira do carro no.
O teste foi patrocinado, ou seja, quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos.
Segundo o instituto, uma versão da Toro com seis airbags também foi avaliada, neste caso, o conjunto adicional de airbags é opcional. Nela foi feita avaliação em impacto de poste, comprovando que com todos os airbags, a picape proporciona a proteção suficiente para cumprir com todos os requisitos do Latin NCAP, apresentando boa proteção para quase todas as partes do corpo. Por regra, sempre é testada a versão mais vendida de um modelo. Muito provavelmente, se a versão mais vendida da Fiat Toro fosse a de seis aibargs, o modelo teria levado a nota máxima (cinco estrelas).
O desempenho que resultou em quatro estrelas foi considerado favorável pelo órgão avaliador: “É alentador encontrar cada vez mais modelos no mercado como a Toro, que mostra um bom desempenho quanto à segurança de sua versão mais básica de equipamentos. A Fiat pode e deve levar esses níveis de desempenho de segurança para todos os seus modelos, especialmente para os mais populares. Alentamos a montadora a aumentar os equipamentos básicos de segurança do Toro, visando atingir as cinco estrelas”, disse o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
Veja abaixo os vídeos com os testes de colisões frontal e lateral e do sistema eletrônico de estabilidade (ESC) da Fiat Toro: