
Equipada com novo maquinário, o que permitiu a ampliação de sua eficiência produtiva no País, a Ficosa conta ainda, além das linhas de montagem, com um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na unidade de Jandira, dedicado às soluções voltadas para a região do Mercosul. Todos os 273 trabalhadores também foram transferidos para o novo local.
“A nova fábrica de Jandira não apenas aumenta a competitividade da Ficosa em um mercado importante como o Brasil, como também supõe um movimento estratégico que fortalece nossa presença no Mercosul, uma vez que este centro se estabelece como a base das operações do grupo para esta região”, declarou o CEO da Ficosa no Brasil, José María Serra.
Segundo o executivo, a nova fábrica também reforçará a parceria com a Panasonic: “Esta fábrica impulsionará as sinergias da aliança entre a Ficosa e a Panasonic ao estabelecer as bases para produzir neste País as soluções tecnológicas geradas pelo acordo entre ambas empresas”, completou.
A fábrica de Jandira terá o apoio das unidades da Panasonic de Manaus (AM), especializada em eletrônica, e da de Extrema (MG). “Ambas as empresas valorizam uma presença conjunta na Argentina. Tudo isso, proporcionará à Ficosa uma cobertura integral dos clientes do Mercosul, fortalecendo assim o seu posicionamento tanto em produção quanto em criação de novos processos no âmbito da eletrônica, dando o apoio necessário aos clientes à medida que o mercado introduzir mais produtos tecnológicos”, acrescentou Serra.
No Brasil desde 1996, a Ficosa, de origem espanhola, instalou sua primeira fábrica em São Paulo, estabelecendo o Brasil como base de suas operações para a região do Mercosul. Em 2007, transferiu a unidade para Barueri, com o objetivo de contar com instalações de maiores dimensões. Entre os principais clientes no Brasil estão Audi, Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.